Estratégia Internacional

Objetivos

A. Conhecimento e compreensão
• Aspectos estratégicos da gestão de uma empresa multinacional
• O papel dos recursos e capacidades organizacionais e as diferenças institucionais e culturais entre os países
• Os desafios da tomada de decisão
• Conceber estratégias de expansão internacional
• Gerir organizações transculturais
• Lidar com desafios globais
B. Competências Específicas
• Capacidade de explicar em detalhes as principais teorias relacionadas com a gestão em contexto global
• Capacidade de usar teorias de estratégia internacional para explicar como as diferentes dimensões das estratégias
internacionais criam valor;
• Capacidade de aplicar teorias às decisões estratégicas para avaliar sua adequação e eficácia;
• Capacidade de refletir criticamente sobre as das teorias de estratégia internacional.
C. Competências gerais:
• Capacidades transculturais
• Trabalho em equipa
• Pensamento crítico

Caracterização geral

Código

67945

Créditos

2

Professor responsável

René Bohnsack

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

• Porter, M. E. (1990). The competitive advantage of nations. Harvard Business Review, 68(2), 73-93.
• Ghemawat, P. (2001) Distance still matters: The hard reality of global expansion, Harvard Business Review, 137-147.
• Dunning, J. H., & Lundan, S. M. (2008). Institutions and the OLI paradigm of the multinational enterprise. Asia Pacific
Journal of Management, 25(4), 573-593.
• Ghemawat, P. (2007) Managing differences: The central challenge of global strategy, Harvard Business Review, 59-68.
• Johanson, J., & Vahlne, J. E. (2009). The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness
to liability of outsidership. Journal of international business studies, 40(9), 1411-1431.
• Nölke, A., & Vliegenthart, A. (2009). Enlarging the varieties of capitalism: The emergence of dependent market economies
in East Central Europe. World politics, 61(4), 670-702.

Método de ensino

As aulas têm a duração de três horas/ semana, consistindo numa combinação de palestras, análise de casos, trabalho
(interativo) e discussão na aula.
Durante a primeira parte, será discutida a configuração da unidade e a constituição dos grupos de trabalho.
A segunda parte consiste em palestras interativas sobre os tópicos. As reuniões subsequentes também terão duas partes
em que a primeira será a discussão de caso na forma de debate, liderado por diferentes grupos de trabalho em cada
semana.
Isto significa que cada aula será composta por:
Estudo de caso sobre o tema da semana anterior e discussão (60 min)
Palestra e discussão (70 min)
Exercício (10 min)
Resumo e principais sugestões (10 min)

Método de avaliação

Avaliação
• Trabalho de grupo (35%)
• Apresentação de grupo (15%)
• Exame (50%)

Conteúdo

Introdução
Estratégia de internacionalização: Porquê e onde
Caso 1: Toto
Caso 2: Grolsch
Estratégia de internacionalização
Exercício: MicroDesign Negotiation
Questões Globais: Digitalização / Sustentabilidade
Caso 4: Time Out Market
Instituições globais: Sistemas de negócios / Gestão cultural
Caso 5: Alibaba
O curso aborda os seguintes tópicos:
• Por que as empresas se envolvem em investimentos estrangeiros e se tornam EMNs em primeiro lugar?
• Quais são as diferentes estratégias que as EMNs podem seguir?
• Quais fatores determinam a escolha estratégica das EMNs para entrar noutros mercados?
• Como as EMNs lidam com o fato de estarem frequentemente em desvantagem em países estrangeiros em comparação
com os locais?
• Como as EMNs gerenciam questões globais, como as mudanças climáticas?
• Como as EMNs gerem instituições formais e informais, como políticas ou cultura?
• Qual é o papel dos sistemas de negócios?