Estratégia dos Mercados
Objetivos
Reconhecer a importância da estratégia para além do mercado e do envolvimento das partes interessadas para as empresas
Analisar o envolvimento corporativo em questões sociais, bem como as consequências (não intencionais) desse
envolvimento
Compreender a interface governo-empresa e o inventário de estratégias políticas corporativas que podem ser usadas em
diferentes sistemas políticos
Caracterização geral
Código
67956
Créditos
2
Professor responsável
Omar el Nayal
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Bibliografia essencial:
1. HBS case 9-700-047 | Hitting the Wall: Nike and international labor practices
2. BET case 9-991-021 | Merck & Co., Inc.: Addressing Third-World Needs (A)
3. HBS case 9-711-054 | Hermitage’s Russian Quandary (A)
Leituras recomendadas:
1. Sundaram, A. K., & Inkpen, A. C. (2004). The corporate objective revisited. Organization Science, 15(3), 350-363.
2. HBS case 9-797-015 | Chiquita Brands International (A)
3. Henisz, W. J., & Zelner, B. A. (2010). The hidden risks in emerging markets. Harvard Business Review, 88(4), 88-95.
4. Sun, P., Mellahi, K., & Wright, M. (2012). The contingent value of corporate political ties. The Academy of Management
Perspectives, 26(3), 68-82.
5. “The European Union Explained: How the EU Works”. Available at:
https://europa.rs/images/publikacije/HTEUW_How_the_EU_Works.pdf
Método de ensino
O curso envolverá uma combinação de palestras e discussões de casos. Haverá uma leitura obrigatória (caso) designada
para cada classe que precisa ser preparada com antecedência. As leituras recomendadas também estão incluídas para os
participantes interessados numa perspetiva mais avançada sobre o tópico a ser discutido.
A discussão é um componente fundamental da experiência de aprendizado. Durante a discussão em sala de aula, os
participantes individuais podem ser convidados especificamente pelo instrutor para descrever ou expressar suas opiniões
sobre partes selecionadas de cada caso.
Método de avaliação
O curso envolverá uma combinação de palestras e discussões de casos. Haverá uma leitura obrigatória (caso) designada
para cada classe que precisa ser preparada com antecedência. As leituras recomendadas também estão incluídas para os
participantes interessados numa perspetiva mais avançada sobre o tópico a ser discutido.
A discussão é um componente fundamental da experiência de aprendizado. Durante a discussão em sala de aula, os
participantes individuais podem ser convidados especificamente pelo instrutor para descrever ou expressar suas opiniões
sobre partes selecionadas de cada caso.
Conteúdo
Os casos a serem discutidos em sala refletem os temas :
Mercados e fronteiras
Irresponsabilidade social das empresas no contexto internacional
Responsabilidade social corporativa estratégica e seus perigos
A interface governo-empresa~
Desenvolvimento de estratégias políticas eficazes
Gestão de risco político em economias emergentes