Métodos de Investigação Aplicados

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo apresentar e debater os princípios fundamentais da investigação aplicada em gestão. A capacidade de desenvolver, aplicar e interpretar um projeto de pesquisa de qualidade é um pilar fundamental da gestão baseada em evidências. Neste curso discutiremos tópicos relacionados ao desenho da pesquisa, métodos de recolha e análise de dados e os aplicaremos a projetos empreendedores e com foco na inovação desenvolvidos pelos alunos.


Caracterização geral

Código

2624

Créditos

3.5

Professor responsável

Pedro Miguel Miranda Neves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Lancaster, G. (2005). Research methods in management: A concise introduction to research in management and business consultancy . Oxford: Elsevier.

Sekaran, U., & Bougie, R. (2016). Research methods for business: A skill-building approach (7 Ed). Chichester: Wiley. 


Método de ensino

Aulas dinâmicas

Discussão de projetos empresariais

Exercícios de design de pesquisa

Autoavaliações 

Método de avaliação

1. Exame: 30%  exame escrito, com questões centradas nos temas abordados nas aulas. O espaço será limitado.

2. Relatório Individual: 40% Os alunos terão que entregar um relatório individual, escrito, desenvolvendo o desenho de pesquisa para um projeto empreendedor/orientado para a inovação.

3. Feedback dos colegas: 20% Cada aluno será avaliado em termos de qualidade/profundidade do feedback fornecido durante os debates entre colegas.

4. Resultados semanais: 10% Cada aluno deverá enviar semanalmente os blocos de construção de seu projeto de pesquisa. 

Conteúdo

1 Introdução à pesquisa em negócios

2 Definir a questão de pesquisa

3 Desenho e processo de pesquisa

4 Métodos de recolha de dados

5 Métodos de recolha de dados

6 A pesquisa-ação e o projeto de pesquisa 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: