Métodos de Investigação Aplicados
Objetivos
A
unidade curricular tem como objetivo apresentar e debater os princípios
fundamentais da investigação aplicada em gestão. A capacidade de desenvolver,
aplicar e interpretar um projeto de pesquisa de qualidade é um pilar
fundamental da gestão baseada em evidências. Neste curso discutiremos tópicos
relacionados ao desenho da pesquisa, métodos de recolha e análise de dados e os
aplicaremos a projetos empreendedores e com foco na inovação desenvolvidos
pelos alunos.
Caracterização geral
Código
2624
Créditos
3.5
Professor responsável
Pedro Miguel Miranda Neves
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Lancaster, G. (2005). Research methods in management: A concise introduction to research in management and business consultancy . Oxford: Elsevier.
Sekaran, U., & Bougie, R. (2016). Research methods for business: A skill-building approach (7 Ed). Chichester: Wiley.
Método de ensino
Aulas
dinâmicas
Discussão
de projetos empresariais
Exercícios
de design de pesquisa
Autoavaliações
Método de avaliação
1.
Exame: 30% exame escrito, com questões
centradas nos temas abordados nas aulas. O espaço será limitado.
2.
Relatório Individual: 40% Os alunos terão que entregar um relatório individual,
escrito, desenvolvendo o desenho de pesquisa para um projeto
empreendedor/orientado para a inovação.
3. Feedback
dos colegas: 20% Cada aluno será avaliado em termos de qualidade/profundidade
do feedback fornecido durante os debates entre colegas.
4.
Resultados semanais: 10% Cada aluno deverá enviar semanalmente os blocos de
construção de seu projeto de pesquisa.
Conteúdo
1
Introdução à pesquisa em negócios
2
Definir a questão de pesquisa
3
Desenho e processo de pesquisa
4
Métodos de recolha de dados
5
Métodos de recolha de dados
6 A
pesquisa-ação e o projeto de pesquisa
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: