Ciência de Dados e Inovação para Impacto
Objetivos
No
atual contexto de mudanças aceleradas, o desenvolvimento de novos produtos e
serviços é fundamental para sustentar a vantagem competitiva de longo prazo de
uma empresa. Além disso, as empresas e seus gestores precisam de se adaptar
rapidamente à evolução dos ambientes de negócio para sobreviver. No entanto, as
empresas mais bem-sucedidas vão além de um comportamento de adaptação e são
capazes de inovar e estimular o empreendedorismo corporativo dentro da empresa.
Esta disciplina visa compreender as múltiplas dimensões e perspetivas sobre
inovação (incluindo incrementar, radical, disruptiva, revolucionária, aberta, utilitária,
colaborativa, orientada para o design, serviço, processo, produto,
etc.), bem como os diferentes contextos onde as inovações são desenvolvidos,
por ex. por empresas como instrumento de concorrência, por entidades sem fins
lucrativos como instrumento de melhoria dos seus serviços ou de redução dos custos,
com o objetivo de serem utilizados. Ao mesmo tempo, a velocidade com que a
tecnologia avança aumenta a cada dia. Inteligência artificial, robótica e big
data causaram impacto em todos os setores. À medida que a tecnologia
evolui, as empresas estão a explorar novas maneiras de melhorar a oferta e
revolucionar o setor. Em todos esses diferentes contextos, as inovações são
moldadas por fatores económicos que afetam a maneira como são concebidas,
desenvolvidas, implementadas ou aceites pelo mercado e pelos utilizadores.
Esta unidade curricular permite aos alunos compreender os princípios fundamentais e os principais conceitos da gestão da inovação, incluindo alguns enquadramentos fundamentais da gestão, bem como as diferentes formas de desenvolver e gerir uma cultura inovadora, com foco no contexto da saúde. Também fornecerá aos alunos um conjunto de ferramentas que lhes permitirão analisar inovações e contribuir para os processos de decisão de gestão sob essa perspectiva económica.
Caracterização geral
Código
2625
Créditos
7
Professor responsável
Pedro Oliveira | Leid Zejnilovic
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
A
bibliografia é detalhada para cada uma das aulas.
Método de ensino
Aulas, estudo de casos, apresentações e interações com profissionais, supervisão de projetos. Esta unidade curricular é baseada em projetos. Os alunos, organizados em grupos, irão abordar um desafio específico de inovação ou problema societal (ou em alternativa centrar-se nos projetos iniciados no 1º semestre). As aulas teóricas serão a forma predominante de apresentação e serão complementadas por uma variedade de abordagens de ensino, incluindo discussão de casos de estudo e exercícios na aula. Espera-se um intercâmbio completo entre o professores e alunos. A preparação antes da aula é de importância crucial. Também contará com oradores convidados que visitarão a aula para partilhar sua experiência em gestão da inovação.
Método de avaliação
A nota final é baseada no trabalho de grupo (65%) e exame final individual (35%).
Conteúdo
As três
componentes principais, duas teóricas e uma relacionada com a aplicação de
conhecimentos são:
1.
Inovação para Impacto Social
2.
Ciência de dados para impacto social
3. Projeto
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: