Ciência de Dados e Inovação para Impacto

Objetivos

No atual contexto de mudanças aceleradas, o desenvolvimento de novos produtos e serviços é fundamental para sustentar a vantagem competitiva de longo prazo de uma empresa. Além disso, as empresas e seus gestores precisam de se adaptar rapidamente à evolução dos ambientes de negócio para sobreviver. No entanto, as empresas mais bem-sucedidas vão além de um comportamento de adaptação e são capazes de inovar e estimular o empreendedorismo corporativo dentro da empresa. Esta disciplina visa compreender as múltiplas dimensões e perspetivas sobre inovação (incluindo incrementar, radical, disruptiva, revolucionária, aberta, utilitária, colaborativa, orientada para o design, serviço, processo, produto, etc.), bem como os diferentes contextos onde as inovações são desenvolvidos, por ex. por empresas como instrumento de concorrência, por entidades sem fins lucrativos como instrumento de melhoria dos seus serviços ou de redução dos custos, com o objetivo de serem utilizados. Ao mesmo tempo, a velocidade com que a tecnologia avança aumenta a cada dia. Inteligência artificial, robótica e big data causaram impacto em todos os setores. À medida que a tecnologia evolui, as empresas estão a explorar novas maneiras de melhorar a oferta e revolucionar o setor. Em todos esses diferentes contextos, as inovações são moldadas por fatores económicos que afetam a maneira como são concebidas, desenvolvidas, implementadas ou aceites pelo mercado e pelos utilizadores.

Esta unidade curricular permite aos alunos compreender os princípios fundamentais e os principais conceitos da gestão da inovação, incluindo alguns enquadramentos fundamentais da gestão, bem como as diferentes formas de desenvolver e gerir uma cultura inovadora, com foco no contexto da saúde. Também fornecerá aos alunos um conjunto de ferramentas que lhes permitirão analisar inovações e contribuir para os processos de decisão de gestão sob essa perspectiva económica.



Caracterização geral

Código

2625

Créditos

7

Professor responsável

Pedro Oliveira | Leid Zejnilovic

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

A bibliografia é detalhada para cada uma das aulas.

Método de ensino

Aulas, estudo de casos, apresentações e interações com profissionais, supervisão de projetos. Esta unidade curricular é baseada em projetos. Os alunos, organizados em grupos, irão abordar um desafio específico de inovação ou problema societal (ou em alternativa centrar-se nos projetos iniciados no 1º semestre). As aulas teóricas serão a forma predominante de apresentação e serão complementadas por uma variedade de abordagens de ensino, incluindo discussão de casos de estudo e exercícios na aula. Espera-se um intercâmbio completo entre o professores e alunos. A preparação antes da aula é de importância crucial. Também contará com oradores convidados que visitarão a aula para partilhar sua experiência em gestão da inovação.


Método de avaliação

A nota final é baseada no trabalho de grupo (65%) e exame final individual (35%). 


Conteúdo

As três componentes principais, duas teóricas e uma relacionada com a aplicação de conhecimentos são:

1. Inovação para Impacto Social

2. Ciência de dados para impacto social

3. Projeto


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: