Percurso Empreendedor

Objetivos

Tem como objetivo debater e abordar uma série de aspectos relacionados com o Percuso Empreendedor desde a perspectiva pessoal do empreendedor, bem como do ângulo do empreendimento empreendedor. Os alunos serão convidados a explorar e compreender os desafios envolvidos neste processo. Para atingir estes objetivos, o Percuso Empreendedor foi estruturado em uma série de debates com especialistas em quatro diferentes vertentes temáticas organizadas em torno de dois eixos conceituais: pessoa e projeto, e passado/presente e futuro. 


Caracterização geral

Código

2626

Créditos

3.5

Professor responsável

Miguel Pina e Cunha | Loïc dos Santos Pedras

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Bessant, J. and Tidd, J. (2015). Innovation and Entrepreneurship. 3rd Ed. John Wiley & Sons, Hoboken 

Christensen, C. M. (2010). How Will You Measure Your Life?. Harvard Business Review , 1 

Costas, J., & Grey, C. (2012). Outsourcing your Life: Exploitation and Exploration in ¿the 4-Hour Workweek¿. In Managing ¿Human Resources¿ by Exploiting and Exploring People¿s Potentials . Emerald Group Publishing Limited 

Cunha, M.P., Clegg, S., Rego, A. & Berti, M. (2021). Paradoxes of power and leadership . London: Routledge 

Elkington, J. & Hartigan, P. (2008). The Power of Unreasonable People. Harvard Business Press, pp. 31-54. 

Goffee, R., & Jones, G. (2013). Creating the best workplace on earth. Harvard Business Review , 91 (5), 98-106 

Frederik, H., O'Conner, A. and Kuratko, D.F. (2013). Entrepreneurship Theory, Process, Practice . 3rd Ed, Cengage, Melbourne, Australia 


Método de ensino

Esta aprendizagem não tradicional, consiste numa série de debates com especialistas da área em diferentes espaços de aprendizagem, juntamente com o pensamento crítico e a auto-reflexão sobre os quatro tópicos de aprendizagem, proporcionará uma experiência educacional atualizada e envolvente. Espera-se que os alunos tenham um elevado grau de participação nas aulas aproveitando os especialistas envolvidos. 

Método de avaliação

Avaliação 1 (Individual): Registo de Aprendizagem (30%)

Avaliação 2 (Grupo): Video-Pitch (30%)

Avaliação 3 (Individual): Auto-reflexiva? O Ensaio do Futuro (40%) 

Conteúdo

Combinação de vários componentes conceituais:

A componente de gestão com foco no empreendedorismo

Uma componente fenomenológica em que os alunos serão convidados a refletir e a interrogar-se sobre o percurso empreendedor.

Um componente de alto desempenho para explorar algumas facetas do percurso empreendedor, incluindo sucesso e fracasso.

O fluxo de lições pessoais aprendidas, histórias de vida de empreendedores, interagindo com suas experiências como fontes de aprendizagem.

O fluxo de competências-chave explorará competências pessoais que foram identificadas como fundamentais para se envolver no percurso empreendedor

O fluxo reinventando-me discutirá  percurso empreendedor como caminho de transformação

O fluxo interrogando o futuro trará convidados que trabalham em áreas que irão impactar o nosso futuro comum 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: