Percurso Empreendedor
Objetivos
Tem
como objetivo debater e abordar uma série de aspectos relacionados com o Percuso
Empreendedor desde a perspectiva pessoal do empreendedor, bem como do ângulo do
empreendimento empreendedor. Os alunos serão convidados a explorar e
compreender os desafios envolvidos neste processo. Para atingir estes
objetivos, o Percuso Empreendedor foi estruturado em uma série de debates com
especialistas em quatro diferentes vertentes temáticas organizadas em torno de
dois eixos conceituais: pessoa e projeto, e passado/presente e futuro.
Caracterização geral
Código
2626
Créditos
3.5
Professor responsável
Miguel Pina e Cunha | Loïc dos Santos Pedras
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Bessant, J. and Tidd, J. (2015). Innovation and Entrepreneurship. 3rd Ed. John Wiley & Sons, Hoboken
Christensen, C. M. (2010). How Will You Measure Your Life?. Harvard Business Review , 1
Costas, J., & Grey, C. (2012). Outsourcing your Life: Exploitation and Exploration in ¿the 4-Hour Workweek¿. In Managing ¿Human Resources¿ by Exploiting and Exploring People¿s Potentials . Emerald Group Publishing Limited
Cunha, M.P., Clegg, S., Rego, A. & Berti, M. (2021). Paradoxes of power and leadership . London: Routledge
Elkington, J. & Hartigan, P. (2008). The Power of Unreasonable People. Harvard Business Press, pp. 31-54.
Goffee, R., & Jones, G. (2013). Creating the best workplace on earth. Harvard Business Review , 91 (5), 98-106
Frederik, H., O'Conner, A. and Kuratko, D.F. (2013). Entrepreneurship Theory, Process, Practice . 3rd Ed, Cengage, Melbourne, Australia
Método de ensino
Esta
aprendizagem não tradicional, consiste numa série de debates com especialistas
da área em diferentes espaços de aprendizagem, juntamente com o pensamento
crítico e a auto-reflexão sobre os quatro tópicos de aprendizagem,
proporcionará uma experiência educacional atualizada e envolvente. Espera-se
que os alunos tenham um elevado grau de participação nas aulas aproveitando os
especialistas envolvidos.
Método de avaliação
Avaliação
1 (Individual): Registo de Aprendizagem (30%)
Avaliação
2 (Grupo): Video-Pitch (30%)
Avaliação
3 (Individual): Auto-reflexiva? O Ensaio do Futuro (40%)
Conteúdo
Combinação
de vários componentes conceituais:
A
componente de gestão com foco no empreendedorismo
Uma
componente fenomenológica em que os alunos serão convidados a refletir e a
interrogar-se sobre o percurso empreendedor.
Um
componente de alto desempenho para explorar algumas facetas do percurso empreendedor,
incluindo sucesso e fracasso.
O
fluxo de lições pessoais aprendidas, histórias de vida de empreendedores,
interagindo com suas experiências como fontes de aprendizagem.
O
fluxo de competências-chave explorará competências pessoais que foram
identificadas como fundamentais para se envolver no percurso empreendedor
O
fluxo reinventando-me discutirá percurso
empreendedor como caminho de transformação
O
fluxo interrogando o futuro trará convidados que trabalham em áreas que irão impactar
o nosso futuro comum
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: