Empreendedorismo com Impacto
Objetivos
Aborda
um vasto conjunto de aspectos relacionados com o Empreendedorismo com Impacto e
explora em detalhe as diferentes ferramentas e ideias em torno deste foco do
Empreendedorismo.
Caracterização geral
Código
2628
Créditos
7
Professor responsável
Miguel Alves Martins
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Christensen, C. (2019), "The prosperity Paradox" - How Innovation Can Lift Nations Out of Poverty
Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2007), “Competing though business models”, IESE Business School.
Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2008), “Competing though business models: Business model evaluation – analysis in
interaction”, Harvard Business School Press.
Elkington, J. and Hartigan, P. (2008), “The Power of Unreasonable People”, Harvard Business Press, pp. 31 – 54.
Método de ensino
As aulas consistem em debates sobre a teoria e suas aplicações. A participação na aula é esperada e obrigatória. Os alunos irão aprender através duma abordagem de ensino que combina estudos de caso, vídeos, debates na aula e apresentações.
Método de avaliação
Trabalho
de Grupo e Pitch (50%): O Trabalho de Grupo consistirá numa solução
estruturada de empreendedorismo social baseada nos principais tópicos. Máximo
de 15 páginas de trabalho escrito e um pitch que será apresentado na
última sessão.
Briefing
Paper
Individual (20%): máximo 5 páginas (sem contar página de rosto, índice, anexos,
referências, etc.).
Exame Final Individual (30%)
Conteúdo
Qual é o impacto? · Visão geral do empreendedorismo com impacto · Desafios sociais e principais oportunidades · Inovação disruptiva, estratégia emergente, biomimética e inovação baseada no mercado ¿ o que têm em comum? · Princípios e mentalidade das organizações híbridas · Análise de problemas (incluindo sistemas) · A construção da Proposta de Valor · A Arquitetura da Solução · O que é o sucesso? Como avaliar o desempenho e o progresso? · Os princípios fundamentais da arquitetura do modelo de negócios · A abordagem ao financiamento? Filantropia, investimento, investimento de impacto ou tudo? · O processo de expansão? · Estudos de caso de sucesso e de fracasso. · Apresentação do argumento de venda ao investidor.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: