Empreendedorismo com Impacto

Objetivos

Aborda um vasto conjunto de aspectos relacionados com o Empreendedorismo com Impacto e explora em detalhe as diferentes ferramentas e ideias em torno deste foco do Empreendedorismo.


Caracterização geral

Código

2628

Créditos

7

Professor responsável

Miguel Alves Martins

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Christensen, C. (2019), "The prosperity Paradox" - How Innovation Can Lift Nations Out of Poverty

Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2007), “Competing though business models”, IESE Business School.
Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2008), “Competing though business models: Business model evaluation – analysis in
interaction”, Harvard Business School Press.

Elkington, J. and Hartigan, P. (2008), “The Power of Unreasonable People”, Harvard Business Press, pp. 31 – 54.

Método de ensino

As aulas consistem em debates sobre a teoria e suas aplicações. A participação na aula é esperada e obrigatória. Os alunos irão aprender através duma abordagem de ensino que combina estudos de caso, vídeos, debates na aula e apresentações. 

Método de avaliação

Trabalho de Grupo e Pitch (50%): O Trabalho de Grupo consistirá numa solução estruturada de empreendedorismo social baseada nos principais tópicos. Máximo de 15 páginas de trabalho escrito e um pitch que será apresentado na última sessão.

Briefing Paper Individual (20%): máximo 5 páginas (sem contar página de rosto, índice, anexos, referências, etc.).

Exame Final Individual (30%) 

 

Conteúdo

Qual é o impacto? · Visão geral do empreendedorismo com impacto · Desafios sociais e principais oportunidades · Inovação disruptiva, estratégia emergente, biomimética e inovação baseada no mercado ¿ o que têm em comum? · Princípios e mentalidade das organizações híbridas · Análise de problemas (incluindo sistemas) · A construção da Proposta de Valor · A Arquitetura da Solução · O que é o sucesso? Como avaliar o desempenho e o progresso? · Os princípios fundamentais da arquitetura do modelo de negócios · A abordagem ao financiamento? Filantropia, investimento, investimento de impacto ou tudo? · O processo de expansão? · Estudos de caso de sucesso e de fracasso. · Apresentação do argumento de venda ao investidor. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: