Métricas

Objetivos

Apresentar aos alunos uma estrutura de impacto social. Serão introduzidos conceitos que serão plenamente explorados, nomeadamente sobre causalidade, avaliação e análise de custo-benefício. Abordaremos técnicas de utilização, com ênfase quantitativa.


Caracterização geral

Código

2629

Créditos

3.5

Professor responsável

Sreyaa Guha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Antadze, N., & Westley, F. R. (2012). Impact metrics for social innovation: barriers or bridges to radical change?. Journal of Social Entrepreneurship, 3(2), 133-150.

Mulgan, G. (2010). Measuring social value. Stanford Social Innovation Review, 8(3), 38-43.  

Método de ensino

Os alunos aprenderão a teoria e implementarão os conceitos através de estudos de caso e trabalhos 


Método de avaliação

Trabalhos na aula (Quizzes): 20%

Trabalho Grupo Assignment: 30%

Exam Final: 50% 


Conteúdo

Debater a importância de medir o impacto social. Introduzir a ideia de teoria da mudança. Em seguida, abordaremos técnicas de medição específicas, tais como métodos de inquérito e de observação, bem como causalidade quando falamos de avaliações. Para concluit seguir-se-á uma análise da análise de custo-benefício, baseada na economia. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: