Gestão aplicada a novas empresas

Objetivos

Partimos do pressuposto que novos empreendimentos não são versões pequenas de organizações estabelecidas. Por um lado, focaremos nas responsabilidades e desafios que os novos empreendimentos enfrentam e que podem comprometer o seu sucesso e crescimento. Por outro lado, as práticas de gestão a serem adotadas pelos novos empreendimentos para gerir esses desafios precisam ser adaptadas à sua estrutura. O objetivo é ensinar os alunos, futuros empreendedores, a gerir um empreendimento emergente ao longo das suas fases de desenvolvimento até ao seu estabelecimento.

Tem como objetivo:

• Debater a anatomia de novos empreendimentos

• Explorar as responsabilidades e desafios que novos empreendimentos enfrentam durante o seu desenvolvimento

• Debater a eficácia das práticas de gestão para enfrentar os desafios enfrentados por novos empreendimentos

• Avaliar criticamente o impacto das práticas de gestão no desempenho do novo empreendimento 


Caracterização geral

Código

2631

Créditos

3.5

Professor responsável

Aníbal López

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Kuratko, D., J. Hornsby. 2009. New Venture Management: The Entrepreneur’s Roadmap. Pearson Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ. 

Método de ensino

Aulas semanais e reuniões de feedback com as equipes. Uma mistura de palestras, casos/ debates de estudo e oradores convidados. 

Método de avaliação

Exame Final : 40%

Trabalho Grupo: 45%

Apresentação Final: 15% 

Conteúdo

Sessão 1 – Novos empreendimentos versus organizações estabelecidas

Sessão 2 – Novos Empreendimentos: Responsabilidade da novidade e da pequenez

Sessões 3 e 4 – Gerir Novos Empreendimentos: Gerir o Crescimento

Sessões 5 e 6 – Gerir Novos Empreendimentos: Novas Abordagens 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: