Gestão aplicada a novas empresas
Objetivos
Partimos
do pressuposto que novos empreendimentos não são versões pequenas de
organizações estabelecidas. Por um lado, focaremos nas responsabilidades e
desafios que os novos empreendimentos enfrentam e que podem comprometer o seu
sucesso e crescimento. Por outro lado, as práticas de gestão a serem adotadas
pelos novos empreendimentos para gerir esses desafios precisam ser adaptadas à
sua estrutura. O objetivo é ensinar os alunos, futuros empreendedores, a gerir
um empreendimento emergente ao longo das suas fases de desenvolvimento até ao
seu estabelecimento.
Tem
como objetivo:
• Debater
a anatomia de novos empreendimentos
•
Explorar as responsabilidades e desafios que novos empreendimentos enfrentam
durante o seu desenvolvimento
• Debater
a eficácia das práticas de gestão para enfrentar os desafios enfrentados por
novos empreendimentos
•
Avaliar criticamente o impacto das práticas de gestão no desempenho do novo
empreendimento
Caracterização geral
Código
2631
Créditos
3.5
Professor responsável
Aníbal López
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Kuratko, D., J. Hornsby. 2009. New Venture Management: The Entrepreneur’s Roadmap. Pearson Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ.
Método de ensino
Aulas
semanais e reuniões de feedback com as equipes. Uma mistura de palestras, casos/
debates de estudo e oradores convidados.
Método de avaliação
Exame Final : 40%
Trabalho Grupo: 45%
Apresentação Final: 15%
Conteúdo
Sessão
1 – Novos empreendimentos versus organizações estabelecidas
Sessão
2 – Novos Empreendimentos: Responsabilidade da novidade e da pequenez
Sessões
3 e 4 – Gerir Novos Empreendimentos: Gerir o Crescimento
Sessões
5 e 6 – Gerir Novos Empreendimentos: Novas Abordagens
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: