Identificação de Oportunidades

Objetivos

Preparar os alunos com vastas competências e perspectivas necessárias para seguir uma carreira em empreendedorismo ou para aplicar processos de pensamento empreendedor à sua carreira. O objetivo é combinar o conhecimento teórico (ainda aplicado) relacionado aos múltiplos aspectos da criação de novos empreendimentos com uma abordagem prática. Esta abordagem inclui a aprendizagem a partir de estudos de caso e da literatura, bem como uma perspectiva em primeira mão, onde os alunos abordam novos empreendimentos a partir de uma perspectiva de investidor, construindo os componentes principais de uma oportunidade. No geral, fornece aos alunos estruturas para identificar e desenvolver oportunidades e convertê-las em soluções de negócios coerentes, seja para  start-up ou para o lançamento de novas iniciativas corporativas. 


Caracterização geral

Código

2632

Créditos

3.5

Professor responsável

Nadim Fouad Bou-Habib

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Innovation and Entrepreneurship, John Bessant, Joe Tidd (2011) 2 Edition , Wiley
Effectual entrepreneurship. Read, S., Sarasvathy, S., Dew, N., Wiltbank, R., & Ohlsson, A. (2011). New York, NY: Routledge
New venture creation: Entrepreneurship for the 21st century. Timmons, J.A., & Spinelli, S. (2010).
New York, NY: McGraw-Hill
Leading at the Speed of Growth: Journey from Entrepreneur to CEO. Catlin, K., Matthews,J. (2008) Wiley.

Método de ensino

Ministrado em 6 sessões, equilibradas entre palestras, debates de estudos de caso e trabalhos de grupo. Espera-se que os alunos trabalhem (em grupos) numa ideia de negócio, apresentando um discurso comercial final na última sessão. 

Método de avaliação

A nota final será baseada no trabalho individual e em grupo. Todas as componentes são obrigatórias, devendo os alunos obter umanota mínima de 9,5/20 em cada uma delas para obter aproveitamento:

1. Trabalho em grupo – Ideia de Negócio (50%)

Os alunos deverão formar grupos e trabalharão numa ideia de negócio, entregando um plano de negócios final na última sessão e apresentando-o na aula. A nota final do trabalho de grupo será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

* 40% no Plano de Negócios.

* 40% na Apresentação do Pitch.

* 20% na Avaliação por Pares (cada membro do grupo será solicitado a avaliar a contribuição dos outros membros – isto será confidencial)

2. Exame final (50%) 

Conteúdo

Principais aspectos do pensamento empreendedor enquanto trabalha com equipas de alunos nos seus projetos de grupo. Isso significa que o conteúdo da aula será ajustado ao progresso do aluno.

No geral, quatro grandes tópicos:

Identificação de oportunidades - pontos problemáticos e soluções possíveis

Idealiszação e as ideias iniciais

Das ideias ao modelo de negócio

Dimensionando o modelo para um negócio

O que os investidores procuram 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: