Identificação de Oportunidades
Objetivos
Preparar
os alunos com vastas competências e perspectivas necessárias para seguir uma
carreira em empreendedorismo ou para aplicar processos de pensamento
empreendedor à sua carreira. O objetivo é combinar o conhecimento teórico
(ainda aplicado) relacionado aos múltiplos aspectos da criação de novos
empreendimentos com uma abordagem prática. Esta abordagem inclui a aprendizagem
a partir de estudos de caso e da literatura, bem como uma perspectiva em
primeira mão, onde os alunos abordam novos empreendimentos a partir de uma
perspectiva de investidor, construindo os componentes principais de uma
oportunidade. No geral, fornece aos alunos estruturas para identificar e
desenvolver oportunidades e convertê-las em soluções de negócios coerentes,
seja para start-up ou para o
lançamento de novas iniciativas corporativas.
Caracterização geral
Código
2632
Créditos
3.5
Professor responsável
Nadim Fouad Bou-Habib
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Innovation and Entrepreneurship, John Bessant, Joe Tidd (2011) 2 Edition , Wiley
Effectual entrepreneurship. Read, S., Sarasvathy, S., Dew, N., Wiltbank, R., & Ohlsson, A. (2011). New York, NY: Routledge
New venture creation: Entrepreneurship for the 21st century. Timmons, J.A., & Spinelli, S. (2010).
New York, NY: McGraw-Hill
Leading at the Speed of Growth: Journey from Entrepreneur to CEO. Catlin, K., Matthews,J. (2008) Wiley.
Método de ensino
Ministrado
em 6 sessões, equilibradas entre palestras, debates de estudos de caso e
trabalhos de grupo. Espera-se que os alunos trabalhem (em grupos) numa ideia de
negócio, apresentando um discurso comercial final na última sessão.
Método de avaliação
A
nota final será baseada no trabalho individual e em grupo. Todas as componentes
são obrigatórias, devendo os alunos obter umanota mínima de 9,5/20 em cada uma
delas para obter aproveitamento:
1.
Trabalho em grupo – Ideia de Negócio (50%)
Os
alunos deverão formar grupos e trabalharão numa ideia de negócio, entregando um
plano de negócios final na última sessão e apresentando-o na aula. A nota final
do trabalho de grupo será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
*
40% no Plano de Negócios.
*
40% na Apresentação do Pitch.
*
20% na Avaliação por Pares (cada membro do grupo será solicitado a avaliar a
contribuição dos outros membros – isto será confidencial)
2.
Exame final (50%)
Conteúdo
Principais aspectos do pensamento empreendedor enquanto trabalha com
equipas de alunos nos seus projetos de grupo. Isso significa que o conteúdo da aula
será ajustado ao progresso do aluno.
No geral, quatro grandes tópicos:
Identificação de oportunidades - pontos problemáticos e soluções possíveis
Idealiszação e as ideias iniciais
Das ideias ao modelo de negócio
Dimensionando o modelo para um negócio
O que os investidores procuram
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: