Mercados Globais de Energia

Objetivos

Os objetivos são introduzir:

(i) Alguns conceitos fundamentais da economia dos recursos naturais e da energia;

(ii) Contribuir para uma melhor compreensão dos temas mais relevantes na área numa perspetiva económica, em particular os que são atualmente discutidos no contexto do debate energético;

(iii) Desenvolver a capacidade de aplicar as ferramentas de análise económica a questões políticas que envolvam uma perspetiva intertemporal;

(iv) Melhorar a capacidade de comunicação dos alunos, reforçando a sua capacidade de argumentação sólida na discussão de questões económicas.

Esta disciplina aborda tópicos sobre demanda e oferta de energia, consequências ambientais do consumo e produção de energia e o impacto da intervenção política. Esses temas estão relacionados ao debate sobre as consequências das políticas de mitigação das mudanças climáticas que surgiram no contexto da transição de economias intensivas em carbono para economias de baixo carbono que estão no centro da agenda política internacional. Em vez de precificar as externalidades, a prática mais comum adotada pelos governos tem sido promover alternativas de baixo carbono à geração convencional. No entanto, não apenas consequências não intencionais para o meio ambiente podem resultar dessas políticas, mas também o alto nível de penetração dessas fontes cria novos desafios. Portanto, para fins de política, será fundamental entender os custos e benefícios associados à implantação dessas fontes. Tomando como ponto de partida o modelo básico de recursos esgotáveis ??(combustíveis fósseis), o papel desempenhado pelas fontes de energia renováveis ??é investigado. Em particular, são abordadas as consequências da promoção do desenvolvimento de fontes de energia não carbónicas e o seu impacto no caminho de transição para uma economia menos dependente de combustíveis fósseis. Em particular, o papel desempenhado pelas empresas nesse contexto também será abordado com a introdução de um novo tópico sobre práticas internas de precificação de carbono. 

Caracterização geral

Código

2141

Créditos

3.5

Professor responsável

Maria Antonieta da Cunha e Sá

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

[McK], Mackay, David, Renewable Energy – Without the Hot Air, 2009.

The recommended book is a very interesting book, and fun to read, written by David McKay, Regius Professor of Engineering at Cambridge University, UK, and available for free download at:

https://www.withouthotair.com/

https://www.youtube.com/watch?v=GFosQtEqzSE

http://www.withouthotair.com/Videos.html

http://www.withouthotair.com/endorsements.html

[T], Tietenberg, T. and L. Lewis, Environmental and Natural Resource Economics, 10th edition, Pearson International Edition, 2015.

Note: All required chapters and readings are identified with an asterisk (*) and are available at the homepage of the course in the moodle. Those with (**) are only suggested.

It is also highly recommended to the students to regularly visit subject-related web sites:

World Bank: http://www.worldbank.org/. Resources for The Future: http://www.rff.org/. United Nations environment program: http://www.unep.ch/etu/publications/index.htm. The Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC): http://www.ipcc.ch/ or any other related site. Also, reading The Economist is a good exercise, as well as the RFF review Resources that can be found at their website.

Finally, you may visit interesting blogs, such as The Huffington Post Blog, the Related Research Blog at Energy Institute at Haas School, Berkeley University. Also, the Weekly Policy Commentary at RFF is also worth a visit. 


Método de ensino

Duas aulas por semana (3 horas semanais), durante seis semanas.

Para as aulas os alunos deverão ler previamente os slides bem como as propostas de leitura que são carregadas na página moodle da disciplina. Os alunos também deverão trazer os slides para as aulas. Entretanto, os slides não substituem as leituras recomendadas. Além da apresentação pelo professor, espera-se também que os alunos participem da discussão em sala de aula.

Além das aulas, os alunos também podem beneficiar do horário de atendimento definido semanalmente. Caso não consigam comparecer, podem agendar diretamente com o professor.

A comunicação com os alunos é feita através da página moodle do curso. Todos os materiais do curso são carregados na plataforma, assim como notas, comunicados, troca de e-mails, entre outros. Por isso, é muito importante que os alunos visitem a plataforma diariamente.

Uma sessão é normalmente agendada antes da ultima aula. Nesta sessão, revisamos os tópicos de solução dos questionários e os conjuntos de problemas que foram fornecidos aos alunos com antecedência. Além disso, o professor responde a quaisquer perguntas feitas pelos alunos sobre os assuntos abordados. 


Método de avaliação

A nota final da unidade curricular é dada individualmente, numa escala de 0 a 20 valores. A nota final é obtida pela ponderação das diferentes avaliações da seguinte forma: resolução  de problemas (25%), Apresentação em aula do trabalho seleccionado ( 35%) Exame final (40%). Com exceção da final, todas as avaliações são trabalhos de grupo. Exame Final: O exame final dura uma hora e meia, é sem consulta. Além disso, os alunos não podem usar calculadoras (você não precisa delas!). 


Conteúdo

1. Introdução: visão geral do curso

[T] Cap.1*

[McK], caps. 1, 2

Exemplos de textos interessantes:

Petróleo e economia: o enigma do petróleo A queda dos preços não interrompeu a produção de petróleo nem estimulou um aumento no crescimento global, The Economist, 26 de janeiro de 2016.

Discurso do Presidente Obama sobre o Estado da União, janeiro de 2016

https://medium.com/@ObamaWhiteHouse/president-obama-s-2016-state-of-the-union-address-7c06300f9726

Plano de ação climática do presidente Obama, junho de 2013.

https://obamawhitehouse.archives.gov/sites/default/files/image/president27sclimateactionplan.pdf

https://obamawhitehouse.archives.gov/sites/default/files/docs/cap_progress_report_final_w_cover.pdf junho de 2015.

http://www.eesi.org/papers/view/fact-sheet-timeline-progress-of-president-obama-climate-action-plan, 5 de agosto de 2015.

http://www.c2es.org/content/federal-action-on-climate/

Estado da União 2012 (24/01/2012): discurso do presidente Obama Uma América Feita para Durar, páginas 6-7

https://www.theguardian.com/world/2012/jan/25/state-of-the-union-address-full-text

Haja Luz, Relatório Especial, The Economist, 17 de janeiro de 2015.

Gás Natural: Cenários Dourados, The Economist, 28 de fevereiro de 2015.

Brown, S., Falling Oil Price and US Economic Activity: Implications for the Future, RFF Issue Brief 14-06, dezembro de 2014.

Krupnick, A., R. Kopp, K. Hayes e S. Roeshot, The Natural Gas Revolution: Critical Questions for a Sustainable Energy Future RFF, março de 2014.

OPEP Mantém Produção Inalterada; Price Fall, por Stanley Reed, 28/11/2014, New York Times * https://www.nytimes.com/2014/11/28/business/international/opec-leaves-oil-production-quotas-unchanged-and -prices-fall-further.html

Wang, Z. e A. Krupnick, US Shale Gas Development: What Led the Boom?, RFF Issue Brief 13-04, maio de 2013.

Mapeando Caminhos Renováveis ??para 2020, Roteiro da UE, Conselho Europeu de Energia Renovável (EREC), 2011.

http://www.eufores.org/fileadmin/eufores/Projects/REPAP_2020/EREC-roadmap-V4.pdf

Conselho de Pesquisa Natural, Capítulo 6, Mudanças Climáticas e o Caminho para Fontes de Energia Sustentáveis, 2011.