História da Análise económica

Objetivos

Por História da Análise Económica, entendo a história dos esforços intelectuais que as pessoas fizeram para compreender os fenómenos económicos ou, a história dos aspectos analíticos ou científicos do pensamento económico. J.A. Schumpeter O Oxford English Dictionary define Economia como "O ramo do conhecimento relacionado com a produção, consumo e transferência de riqueza". Na opinião de outros (como o autor da citação acima), tem uma definição mais ampla, pois é um mapa complexo para nos guiar pelo funcionamento do esquema social central que chamamos de Economia. A análise económica surgiu oficialmente com a publicação de A Riqueza das Nações, de Adam Smith, em 1776, surpreendentemente tardia se a compararmos com outros ramos do conhecimento. Desde então, fez uma jornada incrível, passando por mudanças de paradigmas e criando novos métodos científicos. Por que devemos estudar a jornada e não apenas iniciar a análise económica na fronteira atual? As primeiras condições iniciais importam para dar sentido e sentido aos alunos. Em segundo lugar, a jornada pode inspirar. Mas, eventualmente, o principal motivo é que é incrivelmente interessante. Esta disiciplina apresenta uma breve história da análise económica selecionando autores críticos e estudando seus escritos através das lentes de hoje. Em comparação com os cursos tradicionais, também é dada ênfase à segunda metade do século XX. 


Caracterização geral

Código

2194

Créditos

3.5

Professor responsável

Francesco Aldo Franco

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

An Outline of the History of Economic Thought Ernesto Screpanti and Stefano Zamagni, selected chapters, Oxford University Press; 2nd edition (August 11, 2005)

Paul Samuelson on the History of Economic Analysis, Selected Essays Cambridge University Press 2014

Nobel lectures of selected winners  

Método de ensino

A experiência desta aprendizagem consiste em ler os escritos originais de economistas críticos e interpretá-los por meio de um conjunto de ferramentas modernas. Uma introdução a cada autor é fornecida para detalhar o contexto histórico em que desenvolveram suas ideias e personalidade. A ênfase é dada à tradução de suas ideias em modelos de brinquedos matemáticos 


Método de avaliação

5 Trabalhos 40%

Exame Final 60%  


Conteúdo

"Um espectro assombra a história do pensamento económico. Alguém caminha sobre nosso túmulo e estremecemos involuntariamente." Paulo Samuelson

Os autores com estrela serão analisados ??com mais detalhes. (a lista pode mudar). Muitos autores estão faltando e, embora haja um certo consenso na lista de autores críticos antes da atribuição do primeiro Nobel, há muito menos consenso na lista a seguir. Portanto, foram selecionados vencedores do Nobel.

Parte I O mundo antes dos economistas

Parte II Os Economistas Clássicos

Parte III Os economistas neoclássicos

Parte IV O advento dos Macroeconomistas

Parte VI Os Economistas do Prémio Nobel