Migração Internacional

Objetivos

Esta unidade curricular aborda questões relacionadas com a mobilidade laboral internacional. Em particular, começa por apresentar os principais quadros teóricos para pensar a migração internacional, e segue com a discussão crítica das principais questões empíricas relativas aos determinantes e  consequências dos fluxos internacionais de trabalhadores. As questões abordadas incluem: Que fatores levam à emigração? Quem emigra? Existe realmente uma fuga de cérebros para as economias de envio de migrantes? Quais são as consequências da emigração para o desenvolvimento das economias de origem? Por que as pessoas remetem? Quais são as consequências das remessas de migrantes internacionais? Os países anfitriões da imigração ganham ou perdem como resultado desses fluxos? 


Caracterização geral

Código

2196

Créditos

3.5

Professor responsável

Cátia Batista

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Esta unidade curricular baseia-se em artigos académicos que serão fornecidos através da plataforma online.



Método de ensino

A aprendizagem de aulas será baseada em apresentações e discussão de leituras recomendadas pelo docente e alunos.
Espera-se que a aprendizagem global aconteça à medida que os alunos preparam a apresentação oral e a discussão crítica de um dos trabalhos da lista de leitura, complementado por um relatório escrito.

Método de avaliação

Apresentação em grupo na aula de um dos papers indicados (ou um relacionado diferente, sujeito a aprovação) na aula; [25% da nota final]
Relatório relatório individual sobre o paper discutido na aula (ou um documento diferente, sujeito a aprovação); [25% da nota final]
Exame final. [50% da nota final]



Conteúdo

A: Modelos clássicos de migração. Determinantes da migração internacional.

B: Consequências da emigração para os países de envio de migrantes. A medição. A fuga de cérebros vs. debate de ganhos cerebrais.
C: Consequências da emigração nos salários, qualidade das instituições, empreendedorismo e comércio e investimento internacionais.
D: Remessas de migrantes: determinantes de dádiva.

E: Remessas de migrantes: consequências para a macroeconomia, sector financeiro, educação, investimento e empreendedorismo.
F_ Consequências da imigração para os países de acolhimento: salários, emprego e outras dimensões