Markets Incentives and Behavior

Objetivos

Introdução à microeconomia, para desenvolver intuição económica e introduzir métodos para analisar problemas  económicos. Tópicos básicos da teoria microeconómica, incluindo tomada de decisões, mercados, falhas de mercado e análise de políticas.


Caracterização geral

Código

2741

Créditos

3.5

Professor responsável

Nikita Melnikov

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Principles of Microeconomics, by N. Gregory Mankiw.

Microeconomics, by Robert S. Pindyck and Daniel L. Rubinfeld.

Intermediate Microeconomics: A Modern Approach (optional), by Hal R. Varian. 


Método de ensino

Aulas teóricas e tutoriais interativos. Os alunos deverão realizar trabalhos semanais em casa que constituirão 40% da nota final. 


Método de avaliação

Trabalhos  de casa (40%)

Exame final (60%) 


Conteúdo

1: Incentivos e funções de utilidade. Maximização da utilidade e curva de procura. Maximização do lucro e curva de oferta.

2: Tipos de mercados. Conceito de bem-estar social e perda (DWL). Impostos, subsídios e cotas num mercado competitivo. Impostos, subsídios e cotas na presença de monopólio. Custos e benefícios de um monopólio no curto e longo prazo.

3: Oligopólio. Competição Bertrand. Competição de Cournot. Comparação do bem-estar sob concorrência perfeita, monopólio e oligopólio. Se for oportuno: competição Stackelberg.

4: Externalidades positivas e negativas. Ineficiência do mercado na presença de externalidades. Impostos, subsídios e cotas na presença de externalidades.

5: Mercados com informações incompletas. Seleção adversa. Mercado de limões. Reunindo equilíbrios, separando equilíbrios. Perigo moral. Sinalização cara.

6: Comércio internacional. Vantagem comparativa. Efeitos de bem-estar do comércio internacional. Se for oportuno: Modelo Hotelling de diferenciação empresarial. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: