Markets Incentives and Behavior
Objetivos
Introdução
à microeconomia, para desenvolver intuição económica e introduzir métodos para
analisar problemas económicos. Tópicos
básicos da teoria microeconómica, incluindo tomada de decisões, mercados,
falhas de mercado e análise de políticas.
Caracterização geral
Código
2741
Créditos
3.5
Professor responsável
Nikita Melnikov
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Principles of Microeconomics, by N. Gregory Mankiw.
Microeconomics, by Robert S. Pindyck and Daniel L. Rubinfeld.
Intermediate Microeconomics: A Modern Approach (optional), by Hal R. Varian.
Método de ensino
Aulas teóricas e tutoriais interativos. Os alunos deverão realizar trabalhos semanais em casa que constituirão 40% da nota final.
Método de avaliação
Trabalhos de casa (40%)
Exame final (60%)
Conteúdo
1:
Incentivos e funções de utilidade. Maximização da utilidade e curva de procura.
Maximização do lucro e curva de oferta.
2:
Tipos de mercados. Conceito de bem-estar social e perda (DWL). Impostos,
subsídios e cotas num mercado competitivo. Impostos, subsídios e cotas na
presença de monopólio. Custos e benefícios de um monopólio no curto e longo
prazo.
3:
Oligopólio. Competição Bertrand. Competição de Cournot. Comparação do bem-estar
sob concorrência perfeita, monopólio e oligopólio. Se for oportuno: competição
Stackelberg.
4:
Externalidades positivas e negativas. Ineficiência do mercado na presença de
externalidades. Impostos, subsídios e cotas na presença de externalidades.
5:
Mercados com informações incompletas. Seleção adversa. Mercado de limões.
Reunindo equilíbrios, separando equilíbrios. Perigo moral. Sinalização cara.
6: Comércio internacional. Vantagem comparativa. Efeitos de bem-estar do comércio internacional. Se for oportuno: Modelo Hotelling de diferenciação empresarial.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: