Management

Objetivos

Proporcionar uma visão geral das diferentes áreas funcionais da gestão, enfatizando, nomeadamente, a forma como a economia pode ser utilizada na tomada de decisões numa empresa. Sempre que relevante serão abordadas as peculiaridades da gestão do setor público.


Caracterização geral

Código

2750

Créditos

3.5

Professor responsável

António Nogueira Leite

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Besanko, D.; D. Dranove; M. Shanley & S. Schaefer, Economics of Strategy, Wiley, 6th edition, 2013 [BDSS]

Mata, J, Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 9th edition, 2016. [JM]

Jensen, M., Value Maximization and Stakeholder Theory, Research and Ideas , Harvard Business School, July 2000

Schechter, A., It¿s time to rethink Milton Friedman¿s ¿shareholder value argument?¿, Chicago Booth Review, 2017


Método de ensino

Debates semanais nas aulas. A matéria é apresentada e debatida com recurso a exemplos. A parte prática, com recurso a exemplos e casos, serve para consolidar a matéria/ teoria e promover a aprendizagem baseada em casos.

Método de avaliação

As avaliações serão baseadas em:

Apresentação de caso de grupo (40%)

Exame final (50%).

Participação nas aulas (10%) 


Conteúdo

1. Definição da empresa. História da empresa. Limites horizontais e verticais [BDSS, cap.2] [JM, cap.1]

2. Maximização de valor versus teoria das partes interessadas [BDSS, introdução] [JM, cap.2,4]

3. Acionistas e Administração: uma abordagem de Agente Principal. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: