Management
Objetivos
Proporcionar
uma visão geral das diferentes áreas funcionais da gestão, enfatizando,
nomeadamente, a forma como a economia pode ser utilizada na tomada de decisões
numa empresa. Sempre que relevante serão abordadas as peculiaridades da gestão
do setor público.
Caracterização geral
Código
2750
Créditos
3.5
Professor responsável
António Nogueira Leite
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Besanko, D.; D. Dranove; M. Shanley & S. Schaefer, Economics of Strategy, Wiley, 6th edition, 2013 [BDSS]
Mata, J, Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 9th edition, 2016. [JM]
Jensen, M., Value Maximization and Stakeholder Theory, Research and Ideas , Harvard Business School, July 2000
Schechter, A., It¿s time to rethink Milton Friedman¿s ¿shareholder value argument?¿, Chicago Booth Review, 2017
Método de ensino
Debates
semanais nas aulas. A matéria é apresentada e debatida com recurso a exemplos.
A parte prática, com recurso a exemplos e casos, serve para consolidar a matéria/
teoria e promover a aprendizagem baseada em casos.
Método de avaliação
As avaliações serão baseadas em:
Apresentação
de caso de grupo (40%)
Exame
final (50%).
Participação nas aulas (10%)
Conteúdo
1.
Definição da empresa. História da empresa. Limites horizontais e verticais
[BDSS, cap.2] [JM, cap.1]
2.
Maximização de valor versus teoria das partes interessadas [BDSS, introdução]
[JM, cap.2,4]
3. Acionistas e Administração: uma abordagem de Agente Principal.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: