Escola Nacional de Saúde Pública

Geral

A Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade Nova de Lisboa (ENSP NOVA) é uma instituição vocacionada para estudos pós-graduados e investigação nas áreas da saúde pública e da política e gestão em saúde.
Criada em 1966, a ENSP NOVA é pioneira no ensino da saúde pública em Portugal e na Europa. A Escola foi integrada na NOVA em 1994.
Dotada de um corpo docente reconhecido, a ENSP NOVA investe hoje na promoção e inovação em saúde, através de uma ampla rede de parcerias nacionais e internacionais. A sua missão passa por:
  • Promover um processo de ensino/aprendizagem em Saúde Pública centrado no aluno e numa visão integrada e dinâmica do sistema de saúde e das ciências da Saúde Pública;
  • Dedicar-se à descoberta científica, à produção do conhecimento e à inovação das práticas da Saúde Pública;
  • Articular a investigação e o ensino com a ação em Saúde Pública, de forma a constituir-se como influência efetiva da sociedade do conhecimento.

Os docentes da ENSP NOVA integram-se em áreas disciplinares muito diversas, tais como Epidemiologia e Estatística, Saúde Ambiental e Ocupacional, Promoção da Saúde, Políticas de Saúde, Gestão de Organizações de Saúde, Economia da Saúde, Sociologia da Saúde e Direito da Saúde.
A ENSP NOVA recebe anualmente cerca de 180 novos alunos para cursos com duração superior a um ano, nomeadamente de doutoramento, mestrado e especialização. Adicionalmente, cerca de 200 outros alunos frequentam cursos de curta duração. As dissertações de mestrado e de doutoramento e outros trabalhos finais de curso, são frequentemente publicadas em revistas científicas. Os alunos da ENSP NOVA têm formação de base muito diversa, nomeadamente medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, tecnologias da saúde, economia, gestão, direito, psicologia e outras.
A Escola presta relevantes serviços à comunidade, nomeadamente a instituições públicas e privadas que procuram os seus docentes e investigadores para apoiar a resolução de problemas concretos da saúde dos portugueses. Vários dos seus professores e diplomados ocupam lugares de destaque no sistema de saúde.
Para além de convénios e protocolos estabelecidos com diversas instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos e projetos na área da Saúde Pública, a ENSP NOVA é membro titular de várias associações de grande relevo na área da Saúde.
Dotada de instalações próprias, situadas na zona do Lumiar, e de meios que permitem aos seus alunos adequadas condições de desenvolvimento dos seus estudos e da sua aprendizagem, a Escola dispõe de estacionamento e acesso fácil, por vários meios de transporte.

Estudantes em mobilidade

Os estudantes da ENSP NOVA podem candidatar-se a mobilidades internacionais, através de diferentes modalidades do Erasmus + para Estudos e Estágios.

COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Paulo Sousa

APOIO TÉCNICO
international@ensp.unl.pt

Autoridades académicas

  • Subdiretor Rui Manuel Candeias Santana
  • Diretor(a) Sónia Maria Ferreira Dias
  • Presidente do Conselho Pedagógico Florentino Manuel dos Santos Serranheira
  • Presidente do Conselho Científico Sónia Maria Ferreira Dias

Matrícula e inscrição

A frequência de um curso na ENSP NOVA pressupõe a concretização de uma candidatura online, sendo o conjunto de candidaturas avaliadas por um júri, designado para o efeito.

Concluída a fase de selecção, os candidatos admitidos, segundo lista tornada pública, deverão então proceder à realização da matrícula. As normas de candidatura são anualmente publicitadas pela ENSP NOVA através da página da ENSP NOVA.

O número de vagas, os prazos de candidatura, a inscrição, o calendário de selecção, a listagem nominal dos candidatos admitidos a matrícula, bem como os prazos da sua concretização, serão afixados e publicitados pelos meios oficiais da ENSP NOVA.

Informação prática

Bibliotecas

A Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) dispõe de duas salas de leitura com capacidade para 15 utilizadores em regime de livre acesso, destinando-se ao seu corpo docente e discente, assim como aos ex-alunos da ENSP e ao público em geral, de acordo com o regulamento dos SDI - Serviços de Documentação e Informação.

O fundo documental da Biblioteca é, essencialmente, constituído por cerca de 17.500 monografias (nas quais se inclui a literatura cinzenta) que se encontram registadas em catálogo e por mais de 200 títulos de publicações periódicas de carácter científico e técnico, em versão impressa. A Biblioteca dispõe de várias bases de dados em texto integral e do acesso à Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), podendo os seus utilizadores aceder a um elevado número de publicações científicas, mesmo fora do campus. O acesso a obras ou artigos de publicações periódicas não existentes no fundo documental da Biblioteca é possível através da colaboração interbibliotecas a nível nacional e internacional. Todo o edifício tem acesso wireless à Internet sendo possível aceder remotamente a todas as fontes de informação em suporte digital.

Horário de funcionamento:
Das 10:00h às 12:30h e das 13.30h às 17:00 de 2.ª a 6.ª feira
E-mail: docinfo@ensp.unl.pt

Outros equipamentos

Meios Informáticos

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) dispõe de um conjunto de salas com as seguintes características:
  • Auditório com 88 lugares, equipado com Sistema de VideoConferência para a realização de Eventos, Seminários e aulas com participantes à distância.
  • Salas de aulas equipadas com Sistema de VideoConferência para a realização de aulas e reuniões com participantes à distância.
  • Salas de estudo equipadas com computadores.
  • Salas de estudo/reuniões para os alunos.


Estágios

Alguns dos cursos ministrados na ENSP NOVA contemplam, no seu plano de estudos, a realização de estágios.

Nestes casos, os estágios são realizados em instituições (públicas ou privadas) seleccionadas pela ENSP e com as quais foram acordadas previamente as condições para a sua concretização.


Cursos de línguas

A Escola Nacional de Saúde Pública não contempla na sua oferta cursos de línguas.


Serviços de alimentação

A Escola dispõe de um bar, com esplanada com vista para o jardim, com capacidade para cerca de 40 pessoas, onde são servidas, além dos produtos de pastelaria, todo o tipo de refeições ligeiras.

Horário de funcionamento:
de 2.ª a 6.ª feira - das 8:30 às 17:30 horas

Instalações com resposta a necessidades especiais

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) encontra-se dotada de estruturas que permitem a acessibilidade às suas salas de aulas e espaços comuns a pessoas com necessidades especiais, concretamente portadoras de deficiências físico-motoras:
  • lugares de estacionamento reservados a estes utentes
  • rampa exterior de acesso ao edifício
  • elevador
  • instalações sanitárias adequadas
  • portas das salas de aula, auditórios e outros centros de actividade dotadas de dimensões regulamentares para movimentação de cadeira de rodas


Actividades extracurriculares

n.a.

Associações de estudantes

A AEENSP-NOVA - Associação de Estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, foi criada por escritura pública no dia 22 de Novembro de 2018.

A AEENSP-NOVA pretende evidenciar a diversidade dos Estudantes da ENSP NOVA, dos vários cursos, com vista a valorizar e promover condições que permitam atingir objetivos comuns, nomeadamente, em áreas como a Política Educativa, Social e Institucional.

Para mais informações, visite a página da AEENSP-NOVA.

Calendário escolar