Marketing Alimentar e Nutricional
Objetivos
a) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos-chave de marketing e publicidade;
b) Adquirir conhecimentos mínimos de planeamento de estratégias de marketing;
c) Adquirir conhecimentos ao nível das tendências do consumo alimentar, bem como do comportamento do consumidor;
d) Reconhecer o marketing de produtos alimentares como um importante determinante das escolhas alimentares dos indivíduos;
e) Identificar e entender os diferentes modelos de regulamentação do marketing de produtos alimentares bem como dos diversos intervenientes do processo;
f) Adquirir capacidades para a aplicação de estratégias de marketing nas intervenções para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e da saúde;
g) Consciencializar para a importância das questões éticas no marketing alimentar e nutricional.
Caracterização geral
Código
41024
Créditos
A disponibilizar brevemente
Professor responsável
ALEXANDRA GABRIELA DE ALMEIDA BENTO PINTO,ANA CATARINA DOMINGUES PEREIRA SANTOS,SUSANA ISABEL MATEUS SANTOS
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 0
Idioma de ensino
PT
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
n.a.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): 1 aula Teórica por semana de caráter expositivo, com a duração 50 minutos e 1 aula TP por semana, de 1 hora e 30 minutos, em turmas com um máximo 20 alunos. Nas aulas TP são desenvolvidos trabalhos de grupo, com o objetivo de analisar casos de estudo de estratégias de marketing de produtos alimentares e da conceção de um projeto que inclua uma estratégia de marketing para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Método de avaliação
A avaliação será feita apenas com base na componente teórico-prática (100%, cotada de 0 a 20 valores) e terá caráter de avaliação contínua, tendo em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos (25%); qualidade dos trabalhos práticos de aprendizagem por problema (APP - 25%) e trabalho prático final (50%). Para aprovação à UC, a classificação mínima de 9,5 valores é exigida.
Conteúdo
I. Marketing e publicidade: conceitos e modelos;
II. Planeamento estratégico do marketing: estratégias de marketing e ferramentas de comunicação integrada de marketing;
III. Tendências do consumo alimentar e comportamento do consumidor;
IV. Marketing de produtos alimentares e a sua influência nas escolhas/comportamentos alimentares;
V. As alegações nutricionais e de saúde no contexto do marketing alimentar e nutricional;
VI. Regulamentação do marketing alimentar e nutricional: contexto europeu e em Portugal;
VII. Marketing social na promoção de hábitos alimentares saudáveis;
VIII. Marketing de serviços em saúde: branding e gestão de uma marca em saúde;
IX. Ética no marketing alimentar e nutricional.