Temáticas Aprofundadas em Ciências da Comunicação

Objetivos

- Aprofundar os conhecimentos em temas e áreas epistemológicas fundamentais das ciências da comunicação;

- Familiarizar-se com questões emergentes e transdisciplinares no âmbito das ciências da comunicação e com debates actuais, apurando a sua capacidade para lidar com visões diferenciadas ou opostas sobre um mesmo tema;

- Ser capaz de enquadrar objectos e contextos específicos em problemáticas fundamentais e actuais das ciências da comunicação, desenvolvendo a sua capacidade para produzir um quadro crítico justificado e argumentado da sua própria investigação;

- Apurar o conhecimento e uso de conceitos específicos das ciências da comunicação, e a capacidade para um exercício de conceptualização no tema específico da sua investigação.

Caracterização geral

Código

73201101

Créditos

10.0

Professor responsável

Dima Mohammed

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

None

Bibliografia

Burdick, A. Drucker, J., Lunenfeld, P., Et. al. (2012), Digital Humanities. MIT Press
Bratton, B. (2016) The Stack. MIT Press
Galloway, A. R. e Thacker, E. (2007) The Exploit: A Theory of Networks. Univ Minnesota Press
Groys, B. (2016) In The Flow. Verso
Hansen, M. (2015) Feed-Forward: On the Future of Twenty-First-Century Media. Univ. Chicago Press
Kittler, F. (2017) Cultura e Técnica. A Filosofia dos Media de Friedrich Kittler(org. Rodrigues e Cruz), Lisboa: UnYleYa
Krauss, R. (2014) Under the Blue Cup. MIT Press
Sybille, K. (2015) Medium, Messenger, Transmission. Amsterdam Univ. Press
Latour, B. e Weibel, P. (2005). Making Things Public: Atmospheres of Democracy. MIT Press/ZKM
Manovich, L. (2013) Software Takes Command. Bloomsbury
Manovich, L. (2020) Cultural Analytics. MIT Press
Stiegler, B. (2019) The Age of Disruption: Technology and Madness in Computational Capitalism. Polity Press Strate, L. (2017) Media Ecology: An Approach to Understanding the Human Condition. Int. Acad. Pub

Método de ensino

Esta unidade curricular contará com a participação de vários docentes e investigadores, seguindo a sua organização em módulos. A metodologia será expositiva e problematizante e incentivará os alunos à discussão dos tópicos do seminário, podendo ser complementada por metodologias de "flipped classroom " e de " blended learning".

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Participação no seminário Discussão de uma pré-proposta de ensaio (Novembro-Dezembro). Qualidade do trabalho escrito (10 páginas; prazo: fim de Dezembro)(100%)

Conteúdo

1. Teoria dos Media, Pós-medialidade e Humanidades.
A teoria dos media e a sua importância para as Humanidades e o pensamento crítico moderno. A condição pós-media, os estudos digitais e o seu impacto nas Humanidades do séc. XXI.
2. A Nova Crítica do Comum: Ecologia Política e da Comunicação Desafios societais e políticos da globalização, das redes e do ciberspaço:
planetarização da técnica, sustentabilidade, controlo e activismos.
3. A nova Máquina do Simbólico: Código, Cálculo e Algoritmos.
A linguagem na era da digitalidade: computação, programação e datificação.
Implicações para uma noção pós-humana de cognição e uma nova etapa da automação.
4. Comunicação, Hiperindustrialização da Cultura e Artes
Injunções e tensões entre técnica, media e artes contemporâneas: tecnologias culturais, hiperindustruialização do estético e nova analítica cultural