Gestão Flexível do Currículo e da Integração Curricular

Objetivos

No final da Unidade Curricular, espera-se que o aluno esteja apto a:
- Identificar os instrumentos de gestão curricular da sua área disciplinar e de outras disciplinas;
- Analisar os documentos orientadores para a docência de uma forma transversal, explorando focos de interdisciplinaridade;
- Planificar a partir de objetivos de aprendizagem, integrando conhecimento de diferentes áreas disciplinares, temas de cidadania, formas diversificadas de avaliação;
- Adequar a planificação da atividade docente a contextos específicos e a necessidades específicas de diferentes alunos e/ou grupos de alunos.

Caracterização geral

Código

02108354

Créditos

5.0

Professor responsável

Chrysi Rapanta

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Cohen, Ana Cláudia & José Fradique. 2018. Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Lisboa Editora
  • Cosme, Ariana & Rui Trindade. 2013. Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico. Porto: Mais leituras editores Perspectivas, questões, desafios e respostas
  • Fernandes, Domingos. 2005. Avaliação das Aprendizagens. Texto Editores
  • Pacheco, José Augusto, Isabel Carvalho Viana & José Carlos Morgado (eds.). 2010. Currículo, Inovação e Flexibilização. De facto editores
  • Palmeirão, Cristina & Matias Alves, José. 2017. Construir a autonomia e flexibilidade curricular. Porto: Universidade Católica Portuguesa
  • Roldão, Maria do Céu. 1999. Gestão curricular. Fundamentos e práticas. Lisboa: Ministério da Educação.
  • Legislação e documentos orientadores: Lei de Bases do Sistema Educativo; Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória; Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico e Ensino Secundário; Decreto-lei 54/2018, Decreto-lei 55/2018.

Método de ensino

A metodologia implicará momentos expositivos, de debate e análise crítica de documentos normativos, bem como a construção de instrumentos de gestão curricular elaborados em grupo e apresentados e discutidos em seminário.

Método de avaliação

Avaliação continua - 5 planificações, a partir de contextos reais, que integram identificação de conteúdos e competências, descrição de metodologias e estratégias de diferenciação, produção de recursos e instrumentos de avaliação (75%), Diário de aprendizagem(10%), Relatórios de leitura de orientações curriculares e de artigos selecionados(15%)

Conteúdo

1. Princípios e Objetivos da Lei de Bases do Sistema Educativo.
2. Documentos curriculares.
3. Metodologias ativas: porquê? para quê?.
4. Gestão flexível do currículo como instrumento para aprendizagem e para a inclusão.
5. A comunidade local no currículo.
6. A cidadania e a educação cultural como áreas transversais.
7. O papel da avaliação.