Cultura e Sociedade no Mundo de Expressão em Inglês

Objetivos

-Construir e desenvolver conhecimento crítico sobre a língua, cultura e comunicação no mundo de expressão em inglês;
- analisar e interpretar textos provenientes de uma variedade de contextos, nomeadamente, políticos, sobre direitos humanos, sustentabilidade ambiental, história, religiões, entre outros;
- desenvolver uma consciencialização quanto a problemáticas contemporâneas nas sociedades de expressão em inglês inseridas num mundo globalizado;
- construir uma noção hermenêutica de compreensão;
- reconhecer culturas enquanto entidades complexas, sujeitas a mudanças contínuas, e refefinidas por agentes sociais concretos em contextos específicos;
- identificar processos de comunicação baseados na negociação contínua de significados em contextos específicos de interacção.

Caracterização geral

Código

02108494

Créditos

10.0

Professor responsável

Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de Puga

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • - Adichie, C. N. (2015). We Should All Be Feminists. London: Harper Collins
  • - Coe, J. (2019). Middle England. London: Penguin
  • - Hirsch, A. (2019). Brit(ish): On Race, Identity and Belonging. London: Vintage
  • - O’Gorman, D. & Robert Eaglestone (2019). The Routledge Companion to Twenty-first Century Literary Fiction. London & NY: Routledge
  • - Roy, A. (1997). The God of Small Things. London: Flamingo
  • - Said, E. (1993). Culture and Imperialism. London: Vintage
  • - Shukla, N. (ed) (2016) The Good Immigrant. London: Unbound
  • - Shukla, N.& C. Suleyman (eds) (2019). The Good Immigrant USA: 26 Writers Reflect on America. London: Dialogue Books
  • - Smith, Z. (2019) Feel Free: Essays. London: Penguin

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo. Pretende-se implementar a estratégia de "modeling", de modo a que a leccionação ilustre a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos estudadas, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

Avaliação continua - A avaliação é contínua e incide na participação regular e pertinente nas sessões, trabalhos práticos, trabalhos teóricos(60%), Prova escrita presencial(40%)

Conteúdo

No contexto de uma educação contemporânea, humanista e democrática, o seminário explora o que significa ser um educador de línguas, mediador de culturas estrangeiras e de representações de culturas e de sociedades pelos media.
1. Literacia como prática socialmente situada
2. (Multi) literacia e literacia cultural crítica
2.1. Textos, representações e discursos (textos literários; notícias dos media; relatórios institucionais; documentários; podcasts...)
2.2. Cultura visual (imagens, símbolos, gráficos, diagramas; artefactos, e outros símbolos visuais)
3. O impacto social e cultural do Inglês como língua internacional
3.1. A posse do Inglês por falantes não-nativos
4. Problemáticas contemporâneas
4.1. Identidades; 'Englishness'; 'Britishness'
4.2. O bom imigrante? Experiências e vozes de imigrantes e refugiados em sociedades multiculturais: o caso do Reino Unido e dos EUA
4.3. Brexit e 'Trumpism'
4.4. Cinema e TV
4.5.Os media e media sociais & 'fake news'
4.6.Sustentabilidade ecológica