Ciências e Tecnologias da Informação
Objetivos
Esta unidade curricular é uma introdução aos conceitos das ciências e das tecnologias da informação e seu enquadramento no contexto das ciências da comunicação, com foco no conceito de informação e na questão do "digital". O estudante deverá ficar apto a:
1) Compreender as origens da noção moderna de informação
2) Dominar o conceito de informação, compreendendo a diferença em relação ao uso comum do termo
3) Compreender a estrutura digital binária do conceito de informação e o processamento informático de dados e informação; algoritmo
4) Adquirir conceitos básicos sobre estruturas de dados e Teoria das Redes; entender a questão da computação ubíqua
5) Adquirir conhecimento sustentado sobre o que é a Inteligência Artificial
6) Compreender as utilizações crescentes de algoritmos de inteligência artificial e a sua relação com os Big Data.
7) Iniciar uma reflexão filosófica sobre o conceito de Informação: i.e. informação- coisa vs informação-relação.
Caracterização geral
Código
01105046
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Raquel de Ponte Figueiras, Ana Araújo Barros Viseu
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Barabási, A-L. 2014. LInked - How Everything Is Connected to Everything Else and What It Means for Business,Science, and Everyday Life. Basic Books
- Capurro, R. & Hjorland, B. 2003. O Conceito de Informação.
- Domingos, P. () A Revolução do Algoritmo Mestre – Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo. Manuscrito Editora
- Dourish,P. 2017. The Stuff of Bits – An essay on the materialities of information. The MIT Press
- Floridi, L. Information - A Very Short Introduction. Oxford University Press
- Gleick, J. 2012. Informação – Uma história, uma teoria, um dilúvio. Lisboa: Temas e Debates
- Ilharco, F. 2003 Filosofia da Informação. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
- Silva, P. 2007. A Cibernética – Onde os reinos se fundem. Lisboa: Edições quasi
- Weaver, W. 1963. Introductory Note on the General Setting of the Analytical Communication Studies" in Shannon, C. e Weaver, W. The Mathematical Theory of Communication. University of Illinois Press. (1949)
Método de ensino
O método de ensino é, no essencial, expositivo (70%), complementado com recurso de conteúdos da internet (i.e. vídeos) para sublinhar, esclarecer e exemplificar teorias, conceitos e exemplos práticos. A intervenção dos estudantes é estimulada.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Um trabalho (2000 - 2500 palavras) sobre tema a escolher em cada ano letivo, de entre lista de temas definidos pela docente, entregue em papel e em versão digital, e com apresentação oral obrigatória em aula(50%), Uma prova de avaliação escrita presencial em data a definir semestre a semestre (50%)
Conteúdo
1. Informação
1.0. Três direções distintas na origem da noção de informação:
- Distinção entre forma e sentido – rutura conceptual fundamental
- Técnicas resultantes das necessidades do transporte de mensagens – sinal, tratamento do sinal, código - Shannon
- Tradição de investigação na lógica e na matemática - computação, algoritmo de Turing
1.1 A informação/Entropia de Shannon no contexto da Teoria Matemática da Comunicação: a interpretação de Weaver. Informação como uma diferença (Wiener, Bateson e Luhmann)
1.2 O digital binário. Computador e processamento de dados: armazenamento, processamento, transmissão. Algoritmo
2. Introdução à Teoria das Redes: emergência das redes, comportamento e evolução. Exemplos práticos. (Barabási)
3. O que é a Inteligência Artificial? Soft IA e Hard IA. Super algoritmos. Algoritmos de Aprendizagem
4. Afinal o que é Informação? Introdução a uma reflexão filosófica sobre o conceito: i. e. informação-coisa vs informação-relação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: