Sociedade Digital
Objetivos
Organizada em torno de questões-problema e casos de estudo, como forma de introduzir os estudantes a uma diversa gama de debates e de conceitos contemporâneos, e aos seus cruzamentos interdisciplinares, como sejam os de Quarta Revolução Industrial, Transhumanismo, Singularidade, Eco-inovação, entre outros, a unidade curricular Sociedade Digital visa:
OBJ1: Dotar os estudantes de um conhecimento interdisciplinar sobre a história e impacto transversal da digitalização nas esferas social, cultural, política e económica;
OBJ2: Promover uma análise crítica sobre os principais conceitos, fenómenos e debates emergentes nas sociedades contemporâneas em torno de casos de estudo interdisciplinares, introduzindo-os à prática da investigação científica em temas de fronteira;
Caracterização geral
Código
01105060
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Araújo Barros Viseu
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
D'Ignazio, C. & Klein, L. (2020). Data Feminism. Cambridge, MA: MIT Press.
Gillespie, T. (2018). Custodians of the Internet: Platforms, content moderation and the hidden decisions that shape social media. New Haven & London: Yale University Press.
Haraway, D. (1991). Simians, cyborgs and women: The reinvention of nature. New York: Routledge.
Lessig, L. (2006). Code (Version 2.0). New York: Basic Books
Orr, J. (2006). Panic diaries: a genealogy of panic disorder. Durham, N.C.: Duke University Press.
Schull, N. (2012). Addiction by Design: Machine Gambling in Las Vegas. Princeton and Oxford: Princeton University Press.
Turner, F. (2006). From Counterculture to Cyberculture. University of Chicago Press
Van Dijck, J. (2009), Users Like You? Theorizing Agency in User-generated Content, Media, Culture & Society, 31(1): 41-58
Materiais para leitura adicional, incluindo artigos científicos e relatórios de organizações nacionais e internacionais, são fornecidos durante as aulas.
Método de ensino
A unidade curricular possui uma natureza teórica-prática, organizada em torno de seminários temáticos. A apresentação dos principais fenómenos, conceitos, teorias e práticas são expostas e discutidas primeiro pela docente em diálogo com os alunos, e depois pelos estudantes em subgrupos e em plenário. Fomenta-se assim a aprendizagem activa e a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas através de dinâmicas de participação direta pelos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação teórico-prática - inclui três elementos de avaliação (mini-testes individuais - 85%) e participação em sala de aula (15%).
Conteúdo
Módulo 1: The history and present of cybernetics
Módulo 2: Das origens da Internet à fratura digital
Módulo 3: Género e Tecnologia
Módulo 4: (Grandes) Dados e Poder
Módulo 5: Híbridos, Humanos e a Questão dos Ciborgues
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: