Sociedade Digital

Objetivos

Organizada em torno de questões-problema e casos de estudo, como forma de introduzir os estudantes a uma diversa gama de debates e de conceitos contemporâneos, e aos seus cruzamentos interdisciplinares, como sejam os de Quarta Revolução Industrial, Transhumanismo, Singularidade, Eco-inovação, entre outros, a unidade curricular Sociedade Digital visa:

OBJ1: Dotar os estudantes de um conhecimento interdisciplinar sobre a história e impacto transversal da digitalização nas esferas social, cultural, política e económica;

OBJ2: Promover uma análise crítica sobre os principais conceitos, fenómenos e debates emergentes nas sociedades contemporâneas em torno de casos de estudo interdisciplinares, introduzindo-os à prática da investigação científica em temas de fronteira;

Caracterização geral

Código

01105060

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Araújo Barros Viseu

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

D'Ignazio, C. & Klein, L. (2020). Data Feminism. Cambridge, MA: MIT Press.


Gillespie, T. (2018). Custodians of the Internet: Platforms, content moderation and the hidden decisions that shape social media. New Haven & London: Yale University Press.


Haraway, D. (1991). Simians, cyborgs and women: The reinvention of nature. New York: Routledge.


Lessig, L. (2006). Code (Version 2.0). New York: Basic Books


Orr, J. (2006). Panic diaries: a genealogy of panic disorder. Durham, N.C.: Duke University Press.


Schull, N. (2012). Addiction by Design: Machine Gambling in Las Vegas. Princeton and Oxford: Princeton University Press.


Turner, F. (2006). From Counterculture to Cyberculture. University of Chicago Press


Van Dijck, J. (2009), Users Like You? Theorizing Agency in User-generated Content, Media, Culture & Society, 31(1): 41-58


Materiais para leitura adicional, incluindo artigos científicos e relatórios de organizações nacionais e internacionais, são fornecidos durante as aulas.

Método de ensino

A unidade curricular possui uma natureza teórica-prática, organizada em torno de seminários temáticos.  A apresentação dos principais fenómenos, conceitos, teorias e práticas são expostas e discutidas primeiro pela docente em diálogo com os alunos, e depois pelos estudantes em subgrupos e em plenário.  Fomenta-se assim a aprendizagem activa e a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas através de dinâmicas de participação direta pelos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação teórico-prática - inclui três elementos de avaliação (mini-testes individuais - 85%) e participação em sala de aula (15%).

Conteúdo

Módulo 1: The history and present of cybernetics


Módulo 2: Das origens da Internet à fratura digital


Módulo 3: Género e Tecnologia


Módulo 4: (Grandes) Dados e Poder


Módulo 5: Híbridos, Humanos e a Questão dos Ciborgues