Economia Cultural e Indústrias Criativas

Objetivos

Esta UC está dividida em dois módulos. No final do módulo "Indústria da Cultura e Economia Criativa", espera-se que o estudante:
1) situe os conceitos de cultura, indústrias culturais e economia criativa na sociedade contemporânea;
2) compreenda a ambivalência entre o valor crítico do conceito e a sua adoção pelos discursos institucionais;
3) compreenda as tensões e cruzamentos entre cultura, arte e industrialização
4) reconheça o papel ativo da receção cultural.

No final do módulo "Indústrias Criativas e Media Digitais", espera-se que o estudante:
1) compreenda e analise criticamente a interligação entre os conceitos de inovação, criatividade, indústrias criativas e media digitais;
2) conheça as especificidades de setores das indústrias criativas e o seu contributo económico, social e simbólico;
3) consiga transformar um conceito num projeto criativo, ancorado em plataformas digitais.

Caracterização geral

Código

01105093

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Pimentel Peito Cruz Bragança de Miranda

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Módulo 1 - Indústria da Cultura e Economia Criativa


Benjamin, Walter. (1936). "A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica", in A Modernidade. Obras Escolhidas, Vol3., Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.


Crary, Johnathan. (2018/2014). 24/7: O Capitalismo Tardio e os Fins do Sono, Antígona.


Greenberg, Clement. (1939 ). "Avan-Garde and Kitsch", in Art and Culture. Critical Essays, Boston: Beacon Press, 3-21.


Groys, Boris. (2010). "Weak Universalism", E-Flux, #5.


HAYLES, Katherine (2017). Unthought: The Power of The Cognitive Non-conscious, The University of Chicago Press.


Horkheimer, M. & Adorno, Th. (1947/2007). "The Culture Industry: Enlightenment as Mass Deception" in Dialectic of Enlightenment, Stanford University Press, 2007, 94-136.


Jameson, Frederic. (1991). Postmodernism, or the Cultural Logic of Late Capitalism, Duke University Press.


Jenkins, H., Ito, M, & Boyd, D. (2015). Participatory Culture in a Networked Era: A Conversation on Youth, Learning, Commerce, and Politics. Nova Iorque: Wiley


Manovich, Lev. (2017). "Automating Aesthetics: Artificial Intelligence and Image Culture", Flash Art International no. 316, September–October.


Stiegler, Bernard. (2018/2013). A Miséria Simbólica - Vol. 1 - A Era Hiperindustrial, Orfeu Negro.

Método de ensino

Módulo 1
- Exposição e enquadramento de temáticas e debates centrais na interseção entre cultura, criatividade e indústria
- Apresentação de conceitos críticos e autores
- Discussão de textos e debate de ideias com a participação dos alunos

Método de avaliação

Avaliação no Módulo 1


Avaliação contínua com 3 elementos:


- 2 exercíos escritos presenciais no final de dois temas do programa (30% + 30%). Um destes exercícios poderá ser substituído pela participação na discussão de um dos textos propostos par leitura (sujeito a um número limitado de inscrições)


- 1 trabalho de grupo com máx. 4 alunos (40%): anáise e apreciação crítica de um produto ou formato atual das ICCs, no quadro do programa e bibliografia do módulo 1 (4-6 pages)

Conteúdo

 Módulo 1 - Indústria da Cultura e Economia Criativa



Tema 1

- Economia Cultural: produção simbólica & valor

-“Indústria Cultural” e Teoria Crítica

 

Tema 2

- Economia Criativa: Artes, Criatividade & Capital

-  Cultura Artística vs Entretenimento

 

Tema 3

- Economia da Atenção & Contribuição: plataformas & engagement

- Espetadores ou Consumidores-Produtores

 

Tema 4

- Economia do Conhecimento: IA & Data

- Capitalismo informacional e Indústrias Cognitivas