Jornalismo e Empreendedorismo
Objetivos
No final da unidade curricular, espera-se que o estudante tenha desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências para:
1) compreender o que significa inovar, empreender e criar valor no jornalismo;
2) identificar e analisar modelos de inovação;
3) inovar e empreender nas várias tipologias;
4) elaborar um modelo de negócio para um projeto jornalístico.
Caracterização geral
Código
01105150
Créditos
6.0
Professor responsável
Dora dos Santos Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Abernathy, P.; Sciarrino, J. (2019). The strategic digital media entrepreneur. Wiley Blackwell
Christensen, Clayton (2013). The Innovator´s Solution: Creating and Sustaining Successful Growth. Harvard Business Review.
Ferrier, M. et al. (2019). Media Innovation & Entrepreneurship. Rebus
Owens, David (2023). Creative People Must Be Stopped: 6 Ways We Kill Innovation (Without Even Trying). Wiley
Picart, R. (2022). The economics and financing of media companies. Fordham University Press
Santos-Silva, d. (2021). Innovation in European Journalism. ICNOVA
Satel, Greg (2017). Mapping Innovation: A Playbook for Navigating a Disruptive Age. McGraw-Hill.
Método de ensino
O método de ensino privilegia a componente laboratorial, com desenvolvimento de projeto, sessões de discussão e convidados.
Método de avaliação
1. Desenvolvimento de projeto empreendedor/Contributo para o projeto empreendedor + apresentação oral: 60%
2. Participação nos fóruns de discussão e trabalhos intermédios (atividades externas), no mínimo 4: 40%
Conteúdo
1. A inovação e o empreendedorismo como mote para compreender em que ponto estamos no jornalismo
2. Tipologias de inovação e empreendedorismo
2.1. Inovar e empreender no produto jornalístico: exemplos, técnicas e boas práticas
2.2. Inovar e empreender na forma de contar estórias: exemplos, técnicas e boas práticas
2.3. Inovar e empreender no posicionamento e paradigma: exemplos, técnicas e boas práticas
2.4. Inovar e empreender no envolvimento dos públicos: exemplos, técnicas e boas práticas
2.5. Especificidades das startups jornalísticas
3. Conceber e desenvolver um projeto jornalístico (produto/secção ou reposicionamento de um existente)
3.1. O benchmark como ferramenta básica
3.2. O business model canvas - modelo de negócio e criação de valor
3.3. Analisar o mercado e o público-alvo
3.4. Definir o conceito, estratégia editorial e canais de distribuição (plataformas e formatos)
3.5. Modelos de financiamento e parcerias
3.6. Extensões do projeto nas redes sociais
4. Desenvolvimento do projeto (laboratório) em grupos de trabalho ao longo de todo o semestre
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: