Media Locativos

Objetivos

Unidade curricular de introdução ao quadro teórico-conceptual e ao domínio aplicado da comunicação móvel e dos media baseados na localização.
Partindo de uma abordagem transdisciplinar às mobilidades emergentes, a unidade é dirigida à experimentação digital em interfaces móveis e visa:

OBJ1: Dotar os estudantes do conhecimento da história e das perpetivas de futuro sobre os media locativos como formas tecnológicas, situadas e navegacionais de expressar e compreender o espaço, o lugar e a cultura;

OBJ2: Capacitar os estudantes no design e produção de conteúdos dedicados a media locativos.

Caracterização geral

Código

01105315

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo Nuno Gouveia Vicente

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Wilken, R. & Goggin, G. (2014). Locative Media. Routledge.
  • Goggin, G. & Hjorth, L. (2014). The Routledge Companion to Mobile Media. Routledge.
  • Farman, J. (2013). Mobile Interface Theory: Embodied Space and Locative Media. Routledge.
  • Unger, K. & Novak, J (2011). Game development essentials: Mobile Game Development.

Método de ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em duas componentes: (1) teórico-prática, predominantemente expositiva, apresentando-se conceitos, teorias e técnicas, discutindo-se as suas implicações em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes; (2) laboratorial, predominantemente orientada à aplicação de conhecimentos de base tecnológica e seus fundamentos, privilegiando-se a criação ágil de protótipos de baixa e de alta fidelidade. Avaliação teórico-prática - inclui dois elementos de avaliação (individual - frequência (20% da classificação final); em subgrupos - exercícios de pesquisa e experimentação (20% da classificação final); Avaliação laboratorial - inclui dois elementos de avaliação (individual e em subgrupos - exercícios de criação e de prototipagem (20% da classificação final); em subgrupos - protótipo final (40% da classificação final).

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Avaliação laboratorial: Exercícios de criação e de prototipagem (20%); Protótipo final em subgrupos (40%)(60%), Avaliação teórico-prática: Frequência individual (20%); Exercícios de pesquisa e experimentação em subgrupos (20%)(40%)

Conteúdo

Módulo 1: História dos Media Locativos: Do postal ao "smarthphone"

Módulo 2: Comunidades Portáteis: Plataformas Sociais e Representações Espaciais

Módulo 3: Tecnologias de georreferenciação, vigilância e políticas de privacidade

Módulo 4: Introdução à teoria e prática das interfaces tangíveis

Módulo 5: Jogos digitais móveis, criatividade e práticas culturais