Media Locativos
Objetivos
Unidade curricular de introdução ao quadro teórico-conceptual e ao domínio aplicado da comunicação móvel e dos media baseados na localização.
Partindo de uma abordagem transdisciplinar às mobilidades emergentes, a unidade é dirigida à experimentação digital em interfaces móveis e visa:
OBJ1: Dotar os estudantes do conhecimento da história e das perpetivas de futuro sobre os media locativos como formas tecnológicas, situadas e navegacionais de expressar e compreender o espaço, o lugar e a cultura;
OBJ2: Capacitar os estudantes no design e produção de conteúdos dedicados a media locativos.
Caracterização geral
Código
01105315
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Nuno Gouveia Vicente
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Wilken, R. & Goggin, G. (2014). Locative Media. Routledge.
- Goggin, G. & Hjorth, L. (2014). The Routledge Companion to Mobile Media. Routledge.
- Farman, J. (2013). Mobile Interface Theory: Embodied Space and Locative Media. Routledge.
- Unger, K. & Novak, J (2011). Game development essentials: Mobile Game Development.
Método de ensino
A unidade curricular encontra-se organizada em duas componentes: (1) teórico-prática, predominantemente expositiva, apresentando-se conceitos, teorias e técnicas, discutindo-se as suas implicações em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes; (2) laboratorial, predominantemente orientada à aplicação de conhecimentos de base tecnológica e seus fundamentos, privilegiando-se a criação ágil de protótipos de baixa e de alta fidelidade. Avaliação teórico-prática - inclui dois elementos de avaliação (individual - frequência (20% da classificação final); em subgrupos - exercícios de pesquisa e experimentação (20% da classificação final); Avaliação laboratorial - inclui dois elementos de avaliação (individual e em subgrupos - exercícios de criação e de prototipagem (20% da classificação final); em subgrupos - protótipo final (40% da classificação final).
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Avaliação laboratorial: Exercícios de criação e de prototipagem (20%); Protótipo final em subgrupos (40%)(60%), Avaliação teórico-prática: Frequência individual (20%); Exercícios de pesquisa e experimentação em subgrupos (20%)(40%)
Conteúdo
Módulo 1: História dos Media Locativos: Do postal ao "smarthphone"
Módulo 2: Comunidades Portáteis: Plataformas Sociais e Representações Espaciais
Módulo 3: Tecnologias de georreferenciação, vigilância e políticas de privacidade
Módulo 4: Introdução à teoria e prática das interfaces tangíveis
Módulo 5: Jogos digitais móveis, criatividade e práticas culturais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: