História e Teoria da Imagem
Objetivos
- Compreender a ancestralidade, centralidade e persistência do conceito de imagem e da produção imagética na cultura ocidental
- Relacionar esta presença consistente da imagem na cultura ocidental com a constituição de de algumas das formas dominantes de racionalidade e suas problemáticas históricas centrais
- Conhecer bibliografia central da constituição do campo de estudos da imagem, na sua diversidade epistémica
- Conhecer alguns corpus históricos significativos da história da imagem, na sua relação com as problemáticas e os contextos históricos abordados
- Desenvolver capacidades de análise de imagem no âmbito dos contextos históricos de produção de imagem apresentados
Caracterização geral
Código
01105348
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Teresa Pimentel Peito Cruz Bragança de Miranda
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Introdução
Leituras
MONDZAIN, Marie-José. (2007/2015). Introdução a Homo Spectator: Ver, Fazer Ver, Orfeu Negro.
1. Imagem e Verdade: iconicidade e simulacro
Leituras
PLATÃO. (375 BCE/2010). A República, tradução de Maria Helena da Rocha Pereira Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 12ª edição (Livro VII §514a-§518, Livro X, §595a-§605b (Ed Inglesa: PLATO, The Republic. Oxford University Press, 1970; Ed. Digital Brasileira: LIVRO VII - pp. 296-301; LIVRO X - pp. 424-439)
BELTING, Hans. (1994). Likeness and Presence. A History of the Image Before the Era of Art, University of Chicago Press (Prefsce, pp xxi-xxiv , Introduction. pp. 1-9)
DEBORD, Guy. (1970/1967). "Separation Perfected", in Society of The Spectacle, Black & Red (Fragmentos 1-20)
DEBRAY, Régis. (1992). "Doze teses sobre a ordem nova e uma última questão" (tradução), in Vie et Mort de l´Image, Gallimard, pp. 491-506; (edição brasleira: Vida e Morte da Imagem, Vozes, 1994, pp. 351-363).
2. Imagem e Significação: Visualidade, Representação e Linguagem
Leituras
PANOFSKY, Erwin. (1989/1955). "Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte do Renascimento", in O Significado nas Artes Visuais, Lisboa: Editorial Presença, pp. 47-55; (English Edition: "Iconography and Iconology: an introduction to the study of Renaissance Art", in Meaning in the Visual Arts, London: Anchor Books, 1955, pp. 26-40)
ATKIN, Albert. (2013). "Peirce's Theory of Signs", (1. a 1.3; 2 a 2.2; 3-3.4), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (https://plato.stanford.edu/entries/peirce-semiotics/); (Material alternativo em Português: Charles Sanders Peirce: Ícone, Índice e Símbolo. CP 2.274-2.308, In Charles S. PEIRCE: Semiótica. São Paulo: Perspectiva 2000)
MITCHELL, W.J. (2003). "Word and Image" in Critical Terms for Art History, R. Nelson and R. Shiff (Eds), The University of Chicago Press, Chap. 4, pp. 51-61.
FOUCAULT, Michel, (2002/1966) "Las Meninas", in As Palavras e as Coisas. Uma arqueologia das Ciências Humanas, Lisboa: Edições 70 (Ed. Brasileira, São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 3-22; Ed. Inglesa: The Order of Things, London: Taylor and Francis, 2005, pp. 3-18)
3. Imagem e Técnica
Leituras
CRARY, Jonathan. (1990). «Modernity and the problem of the observer», in Techniques of the observer. On Vision and Modernity in the Nineteenth Century, Cambridge, Mass., MIT Press, 1990, pp. 2-24.
BENJAMIN, Walter. (1936/2006). «A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica» (1936). in W. Benjamin. A Modernidade. Obras Escolhidas, Vol 3, Lisboa, Assírio & Alvim, 2006. [excertos]; (English Ed: in The work of art and other writing on media, Harvard University Press, 2008, pp. 19-55)
MANOVICH, Lev. (1993). «The Mapping of Space: Perspective, Radar, and 3-D Computer Graphics», [Manovich.net]
CUBITT, Sean. (2021). "Mass Image, Anthropocene Image, Image Commons" in Photography Off the Scale Technologies and Theories of the Mass Image, Dvorak, T. and Parikka (Eds.), Edinburgh University Press.
Método de ensino
- Exposição de problemáticas e conceitos fundamentais e seus enquadramentos historico-crítico
- Enquadramento e orientação das leituras obrigatórias
- Discussão de textos com a participação dos alunos
- Análise de imagens com a participação dos alunos
- Nas aulas práticas (discussão de textos e análise de imagens) o curso divide-se em duas sessões paralelas (no mesmo horário). Ver o mapa da divisão de turmas e salas para as aulas práticas na pasta "Materiais".
As aulas decorrerão sob a orientação da professora responsável pelo curso (Maria Teresa Cruz) com a colaboração de um monitor (Philipp Teuchmann)
Método de avaliação
1. Teste escrito (60%)
Alternativa a uma das perguntas do teste: participação na discussão de um texto (20%)
(sujeita a inscrições limitadas e a assiduidade de mais de 50% nas aulas práticas)
2. Trabalho de grupo sobre Análise de Imagem– 40%
Conteúdo
Este programa propõe uma reflexão teórico-crítica sobre a problemática da imagem nas suas grandes dimensões histórica e cultural. O seu percurso não se organiza, por isso, como uma ciência geral da imagem dotada de um corpo doutrinário único, mas sim como uma análise da própria constituição histórica da noção de imagem e da produção imagética que a foi acompanhando, na sua relação com o conhecimento, a política, a religião, a técnica e as artes. Trata-se assim de compreender a imagem como uma problemática que atravessa vários campos e vários tempos da experiência ocidental a sua relação com algumas das suas grandes questões e configurações (metafísica, teológica, epistémica, estética e tecnológica). A apresentação deste estatuto fundamental da imagem na nossa cultura visa dar inteligibilidade à "civilização das imagens" em que nos tornámos, aos processos da sua produção, circulação e massificação, e também às tensões e desconfianças que, em vários momentos, têm colocado as imagens no centro de confrontos filosóficos, políticos e culturais. Entre velhas e novas fascinações e suspeições, a imagem permanece uma problemática de enorme relevância e transversalidade cultural, política, técnica e estética.
O programa privilegia, nesta abordagem, as problemáticas que decorrem da relação da imagem com a verdade, a significação e a técnica, propondo para cada uma delas uma breve arqueologia, organizada a partir de questionamentos modernos e contemporâneos. Neste percurso, analisará as noções de iconicidade e simulacro e a ambivalência da nossa confiança e descofiança nas imagens; situará as disputas entre palavra e imagem, analisará o modo de significação das imagens em vários contextos historico-culturais e interrogará e a relação entre liguagem e visualidade; apresentará uma arqueologia da imagem técnica moderna (através dos dispositivos da fotografia e do cinema) e enfatizará a ruptura que a imagens digitais introduziram no plano da cultura da imagem decorrente da ecologia ecologia digital introduziu no plano perceção e da visualidade, das imagens e das suas infraestrutruas planetárias.
Introdução
- O nascimento das Imagens e do espetador
- Homo Sapiens e Homo Spectator
1. Imagem e Verdade: iconicidade e simulacro
- A metafísica como doutrina da imagem
- A economia teológica e a imagem sagrada
- A civilização das imagens: confiança e desconfiança nas imagens
2. Imagem e Significação: representação e linguagem
- Elementos de Iconologia: valor simbólico e legibilidade das imagens
- Elementos de semiótica: significação e visualidade
- Elementos de mediologia: o quadro
3. Imagem e Tecnologia
- Perspetiva e observador: uma proto-história da imagem técnica
- A imagem técnica moderna: câmera obscura, fotografia e cinema
- Imagem e digitalidade: infografias, simulações, imagens interativas e operativas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: