Publicidade

Objetivos

a) Adquirir os conhecimentos teóricos básicos que permitam trabalhar na área da publicidade; ou seja, ter uma formação que lhe permita a análise da actividade publicitária, bem como a sua integração no mix da comunicação de marketing.
b) Conhecer o mercado da publicidade em geral, bem como estudar o suporte teórico que serve de base à solução de questões e problemas específicos frequentemente postos neste sector.
c) Desenvolver as capacidades Criativas/Produção e de Exposição/Apresentação, aproximando e adequando os padrões de resposta às reais necessidades do mercado de trabalho.
d) Desenvolver o processo de concepção publicitário aplicado aos vários meios. Incidência particular na elaboração do Briefing, Proposta Criativa e Planeamento de uma Campanha.

Caracterização geral

Código

711011070

Créditos

6.0

Professor responsável

António Alexandre de Oliveira Duarte

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

    Brochand, Bernard; Dionisio, Pedro; Rodrigues, Joaquim Vicente; Arnaud, Baynast (2010) Publicitor – Comunicação 360º online – offline, Lisboa: Publicações Dom Quixote


    Henri, J. (2008) O Processo de Criação Publicitária. Nem Martins, Edições CETOP


    Lindstrom, Martin (2009) Buyology - A Ciência do Neuromarketing, Lisboa: Gestão Plus.


    Pinto, Alexandra Guedes (1997), Publicidade: um discurso de sedução. Colecção Linguística, Porto Editora


    Reis, Carlos Francisco de Sousa (2007) O Valor (Des)educativo da Publicidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra


    Ruão, Teresa (2006) Marcas e Identidades – Guia da Concepção e gestão das marcas comerciais. Porto: Campo das Letras Editores


    Volli, Hugo (2016), Semiótica da Publicidade - A Criação do Texto Publicitário, Lisboa: Edições 70.

Método de ensino

Utilizar-se-ão os métodos demonstrativo/interrogativo, de modo a proporcionar uma participação efetiva dos alunos, quer através da busca e análise de exemplos, quer através do estudo de casos.

Método de avaliação

Sendo uma disciplina semestral, em que a assiduidade e a participação são essenciais, deverão ser considerados três momentos de avaliação, no âmbito da avaliação contínua:


a) assiduidade e participação activa (20%)
b) um trabalho individual (30%)
c) um trabalho de grupo (4/5 alunos): Campanha publicitária (50%)

Conteúdo

    História e evolução da Comunicação Publicitária


    Relação das Agências com Anunciantes


    Funções nas Agências


    O papel da Publicidade na Comunicação Organizacional


    O Mix da Comunicação


     Estratégia e Conceção Criativa


     Insight, conceito e execução de uma campanha