Publicidade
Objetivos
a) Adquirir os conhecimentos teóricos básicos que permitam trabalhar na área da publicidade; ou seja, ter uma formação que lhe permita a análise da actividade publicitária, bem como a sua integração no mix da comunicação de marketing.
b) Conhecer o mercado da publicidade em geral, bem como estudar o suporte teórico que serve de base à solução de questões e problemas específicos frequentemente postos neste sector.
c) Desenvolver as capacidades Criativas/Produção e de Exposição/Apresentação, aproximando e adequando os padrões de resposta às reais necessidades do mercado de trabalho.
d) Desenvolver o processo de concepção publicitário aplicado aos vários meios. Incidência particular na elaboração do Briefing, Proposta Criativa e Planeamento de uma Campanha.
Caracterização geral
Código
711011070
Créditos
6.0
Professor responsável
António Alexandre de Oliveira Duarte
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
Brochand, Bernard; Dionisio, Pedro; Rodrigues, Joaquim Vicente; Arnaud, Baynast (2010) Publicitor – Comunicação 360º online – offline, Lisboa: Publicações Dom Quixote
Henri, J. (2008) O Processo de Criação Publicitária. Nem Martins, Edições CETOP
Lindstrom, Martin (2009) Buyology - A Ciência do Neuromarketing, Lisboa: Gestão Plus.
Pinto, Alexandra Guedes (1997), Publicidade: um discurso de sedução. Colecção Linguística, Porto Editora
Reis, Carlos Francisco de Sousa (2007) O Valor (Des)educativo da Publicidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
Ruão, Teresa (2006) Marcas e Identidades – Guia da Concepção e gestão das marcas comerciais. Porto: Campo das Letras Editores
Volli, Hugo (2016), Semiótica da Publicidade - A Criação do Texto Publicitário, Lisboa: Edições 70.
Método de ensino
Utilizar-se-ão os métodos demonstrativo/interrogativo, de modo a proporcionar uma participação efetiva dos alunos, quer através da busca e análise de exemplos, quer através do estudo de casos.
Método de avaliação
Sendo uma disciplina semestral, em que a assiduidade e a participação são essenciais, deverão ser considerados três momentos de avaliação, no âmbito da avaliação contínua:
a) assiduidade e participação activa (20%)
b) um trabalho individual (30%)
c) um trabalho de grupo (4/5 alunos): Campanha publicitária (50%)
Conteúdo
História e evolução da Comunicação Publicitária
Relação das Agências com Anunciantes
Funções nas Agências
O papel da Publicidade na Comunicação Organizacional
O Mix da Comunicação
Estratégia e Conceção Criativa
Insight, conceito e execução de uma campanha
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: