Cultura e convergência digital

Objetivos

- Saber identificar os conceitos operacionais das práticas culturais em instituições de memória (bibliotecas, arquivos e museus).
- Desenvolver capacidade de análise de textos, de competências de exposição escrita e oral, integrando vocabulário e terminologia adequada.
- Conhecer e identificar os principais debates, intervenientes e casos contemporâneos sobre os principais desafios e estratégias de convergência cultural digital
- Ser capaz de relacionar e comparar as estratégias de convergência cultural com a teoria e prática da curadoria digital e humanidades digitais.

Caracterização geral

Código

02110972

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

- Cohen, E. B. Lloyd, S. J. (2014), «Disciplinary evolution and the rise of the transdiscipline», Informing Science: the
International Journal of an Emerging Transdiscipline, Vol. 17, pp. 189–215.
- Correa, E. C. D.; Spudeit, D. A. O.; Vitorino, E. V. Pesquisas e práticas de competência em informação. Florianópolis:
Nyota; Rocha, 2019.
- Duff, W. M., Carter, J., Cherry, J. M., MacNeil, H. and Howarth, L. C. (2013). From coexistence to convergence: Studying
partnerships and collaboration among libraries, archives and museums.Information Research, 18(3), 585.
- Jenkins, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
- Robinson, H. (2018) Curating convergence: International Journal of Cultural Policy,24, (4) 520–538.
- Smiraglia, R. P. (2014), Cultural Synergies in Information Institutions. Springer
- Tibbo, H. Lee, C. A. (2010), «Convergence through Capabilities: Digital Curation Education for Libraries, Archives and Museums», in Archiving, pp. 53–57

Método de ensino

Sessões teórico-práticas, com leitura de textos, exposição de casos de estudo, visitas de estudo, discussão de conceitos e participação ativa dos alunos na pesquisa bibliográfica e no entendimento dos conceitos e teorias  nacionais e internacionais.

Método de avaliação

Avaliação Contínua.


- Trabalho escrito individual – Mapa de Stakeholders - 15%


- Trabalho escrito individual – 3 Conceitos-chave CCD – 15%

- Trabalho escrito em grupo sobre 1 caso de estudo – 40%

- Trabalho escrito em grupo sobre 1 caso de estudo - 15%

- 3 Intervenções orais/debate sobre questões teóricas / práticas - 15%

Conteúdo

1. Instituições culturais, produção e consumos culturais transversais.
1.1. Principais debates e desafios em torno dos conceitos de colaboração institucional, convergência digital e humanidades digitais


2. Instituições de memória e estratégias de convergência: digitalização, curadoria e dados ligados
2.1. Bibliotecas
2.2. Arquivos
2.3. Museus


3. Temas emergentes
3.1. Avaliação de desempenho
3.2. Avaliação de impactos
3.4. Competências e perfis profissionais
3.5. Práticas culturais e multiliteracias


4. Casos de estudo