Dissertação em Curadoria e Humanidades Digitais
Objetivos
- Adquirir as competências teóricas, metodológicas e técnicas que permitam aos estudantes prosseguir no seu desempenho académico ou iniciar uma carreira profissional nas áreas da curadoria digital e humanidades digitais.
- Formular um problema de investigação pertinente, testar métodos e elaborar hipóteses, recolher dados e trabalhá-los de modo inovador, aprender a sintetizar o conhecimento existente na área científica.
- Aprender a organizar ideias e a apresentar resultados de modo claro e rigoroso.
Caracterização geral
Código
02111023
Créditos
55.0
Professor responsável
Daniel Ribeiro Alves
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 1540
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Depende da natureza de cada investigação. Os estudantes são em especial encorajados e treinados para recorrer desde o início aos repositórios digitais credenciados da área disciplinar.
It depends on the subject of each research. Students are specially encouraged and trained to work from the start with accredited bibliographical digital resources of the scientific field.
Método de ensino
A dissertação é orientada por docentes do ciclo de estudos que seguem os princípios de orientação tutorial prevista no regulamento do ciclo de estudos
Método de avaliação
Avaliação - A dissertação final será avaliada em provas públicas perante um júri, segundo o regulamento do curso. (100%)
Conteúdo
A Dissertação é o resultado de uma investigação substancial que aprofunda o trabalho realizado na componente lectiva e terá de ser elaborada sob a orientação científica de um professor do Curso de Mestrado em associação (NOVA FCSH e NOVA FCT), aprovado pelos respetivos Conselho Científicos. O estudante elabora um “projecto de trabalho” de cerca de 5 páginas, onde apresenta os principais objectivos, o problema de base, o material empírico, as metodologias e as linhas interpretativas do campo científico. A elaboração da dissertação desenvolve este plano, com acompanhamento regular do(s) docente(s) orientador(es)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: