Introdução às Humanidades Digitais

Objetivos

- Reconhecer a abrangência e evolução dos debates e dos principais conceitos no campo das humanidades digitais.

- Compreender a relação entre a produção de conhecimento nas artes e humanidades e os métodos digitais.

- Discutir o impacto genérico dos métodos e ferramentas digitais na investigação e ensino, na privacidade e direitos intelectuais, bem como no acesso aberto ao conhecimento.

- Descrever e analisar criticamente um projecto de humanidades digitais.

- Selecionar as ferramentas e os métodos digitais mais adequados a um projecto de artes e humanidades, de acordo com objectivos de investigação específicos.

Caracterização geral

Código

02111088

Créditos

10.0

Professor responsável

Daniel Ribeiro Alves

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Alves, Daniel. «Introduction: Digital Methods and Tools for Historical Research». International Journal of Humanities and Arts Computing 8, n.o 1 (2014): 1–12.


Alves, Daniel. «Humanidades Digitais e Investigação Histórica em Portugal: perspectiva e discurso (1979-2015)». Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past 1, n.o 2 (2016): 89–116.


Alves, Daniel. «As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português». Ler História, n.o 69 (2016): 91–103.


Alves, Daniel. «Ensinar Humanidades Digitais sem as Humanidades Digitais: um olhar a partir das licenciaturas em História». Revista EducaOnline 15, n.o 2 (2021): 5–26.


Burdick, Anne, Johanna Drucker, Peter Lunenfeld, Todd Presner, e Jeffrey Schnapp. Digital_Humanities. Cambridge: MIT Press, 2012.


Deegan, Marilyn, e Willard McCarty, eds. Collaborative Research in the Digital Humanities. London: Ashgate, 2012.


Floridi, Luciano. The Fourth Revolution: How the Infosphere is Reshaping Human Reality. Oxford University Press, 2014.


Gold, Matthew K., ed. Debates in the Digital Humanities 2012. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012.


Gold, Matthew K., e Lauren F. Klein, eds. Debates in the Digital Humanities 2016. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016.


Gold, Matthew K., e Lauren F. Klein, eds. Debates in the Digital Humanities 2019. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2019.


Hirsch, Brett D., ed. Digital Humanities Pedagogy: Practices, Principles and Politics. Open Book Publishers, 2012.


Schreibman, Susan, Ray Siemens, e John Unsworth, eds. Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell, 2004.


Schreibman, Susan, Ray Siemens, e John Unsworth, eds. A New Companion to Digital Humanities. London: John Wiley & Sons, 2016.


Warwick, Claire, Melissa M. Terras, e Julianne Nyhan, eds. Digital Humanities in Practice. London: Facet Publishing / UCL Centre for Digital Humanities, 2012.


Weller, Martin. The Digital Scholar: How Technology is Changing Academic Practice. London: Bloomsbury Publishing, 2011.

Método de ensino

As aulas serão essencialmente teórico-práticas, baseadas na exposição para a introdução dos temas e conceitos dos conteúdos programáticos, sempre acompanhadas da discussão/debate de textos, objectos ou aplicações pelos alunos. As aulas mais práticas incidirão na selecção e avaliação de projectos de humanidades digitais. Este trabalho será desenvolvido de forma colaborativa, sendo acompanhado em tutoria pelo docente. 

Método de avaliação

Avaliação Contínua

Intervenções nas leituras críticas e debates das aulas - 20.0%

Produção de um ensaio teórico sobre os principais conceitos e debates das humanidades digitais - 40.0%

Trabalho de avaliação crítica de projectos de humanidades digitais - 40.0%

Conteúdo

1. Quando nasceram as humanidades digitais?


1.1. Desenvolvimento dos métodos digitais nas artes e humanidades


1.2. O que são as humanidades digitais?


1.3. A literatura, os debates e os conceitos centrais das humanidades digitais


 


2. Somos nativos digitais?


2.1. O digital como factor de transformação da sociedade


2.2. Relação com o conhecimento na era digital


2.3. Impacto do digital no ensino, investigação e divulgação de conhecimento


2.4. O avanço do digital e as resistências


 


3. Quais as ferramentas e métodos das humanidades digitais?


3.1. Pesquisa, selecção e avaliação de ferramentas digitais


3.2. Métodos digitais para o ensino, investigação e divulgação


3.3. O cuidado com a eterna experimentação


 


4. O que é um projecto de humanidades digitais?


4.1. Pesquisa, selecção e avaliação de projectos


4.2. Os temas, os objectivos, os métodos


4.3. Privacidade, direitos intelectuais e acesso aberto


4.4. O digital ao serviço das artes e humanidades


4.5. O digital para pensar as artes e humanidades