Introdução aos Ambientes Virtuais e Interfaces Web

Objetivos

- Conhecer, compreender e avaliar interfaces web e virtuais usadas nas humanidades digitais.

- Conhecer exemplos representativos e os principais paradigmas de interface que são usados em repositórios digitais nas humanidades.

- Conhecer e saber quando utilizar ferramentas específicas para construção de interfaces para repositórios digitais.

- Desenvolver competências para construir e avaliar interfaces web e ambientes digitais para repositórios com dados heterogéneos e multimodais.

Caracterização geral

Código

02110939

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Armanda Simenta Rodrigues Grueau

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Bekele, M. K., Town,C., Pierdicca, R., Frontoni, E., and Malinverni, E. V. A. S.(2018). A Survey of Augmented, Virtual, and Mixed Reality. Journal on Computing and Cultural Heritage,11(2),36.



Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction (5th Edition), Ben Shneiderman, Catherine Plaisant, Maxine Cohen, Steven Jacobs, Addison-Wesley,2009.



Fuller, A., Member, S.,Fan, Z., Day, C., and Barlow, C. (n.d.). Digital Twin: Enabling Technologies, Challenges and Open Research. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.2998358.



Handbook of Virtual Environments: Design, Implementation, and Applications, Second Edition, Hale, Kelly S.; Stanney, Kay M., 2015, CRC Press, 978-1-4665-1185-9



Introdução ao Design de Interfaces, Daniel Gonçalves, Manuel J. Fonseca e Pedro Campos, FCA.2017 Simon, N. 2010).



The Participatory Museum. Museum 2.0. http://www.participatorymuseum.org/read/



Zhou, H.(2019). Virtual Reality in the Art Museum.1–5. https://doi.org/10.1145/3366344.3366441

Método de ensino

As aulas incluem a exposição dos conceitos teóricos, ilustrados por exemplos de aplicação, seguidos da aplicação prática pelos estudantes no desenvolvimento de um projeto de interface web e/ou de realidade virtual/aumentada. Os tópicos são discutidos nas aulas a partir de exemplos representativos e com base em ferramentas de desenvolvimento de utilização simplificada.

Método de avaliação

Avaliação Contínua


 


Trabalho prático com relatório - 60.0%


Frequência / Teste escrito - 40.0%

Conteúdo

1. Introdução - Interfaces para Humanidades Digitais
1.1. Interação e Interfaces
1.2. Design de Interação e Experiência
1.3. Usabilidade e Avaliação de Interfaces
2. Interfaces Web
2.1. Integração com fontes de Dados e Repositórios
2.2. Ferramentas para Desenvolvimento
2.3. Exemplos Representativos
3. Ambientes Virtuais, Aumentados e Mistos
3.1. Contínuo da Realidade Virtual
3.2. Digital Twin
3.3. Realidade Aumentada
3.4. Interfaces Tangíveis
3.5. Ferramentas para Desenvolvimento
3.6. Exemplos Representativos
4. Perspetivas Futuras