Curadoria de Informação
Objetivos
- Compreender os princípios teóricos e metodológicos para a preservação e recuperação da informação no âmbito do ciclo da curadoria da informação.
- Ser capaz de utilizar e conceber normas e orientações e de aplicar técnicas e outros instrumentos inerentes ao armazenamento e recuperação para acesso, uso continuado, reutilização e transformação da informação e da metainformação.
- Ser capaz de efetuar o planeamento e implementação dos processos de preservação e recuperação da informação, independentemente da natureza da informação, etapa do ciclo de vida, modo de produção e suporte tecnológico.
- Reconhecer a importância da metainformação na produção, organização, recuperação e preservação de objetos digitais.
- Compreender a importância da interoperabilidade entre sistemas de informação.
Caracterização geral
Código
02111001
Créditos
10.0
Professor responsável
Paulo Jorge de Oliveira Leitão
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Baker, David; Ellis, Lucy - Future Directions in Digital Information. Londres: Chandos, 2020.
- Chowdhury, G.G. -Introduction to Modern Information Retrieval. Londres: Facet, 2010.
- DCC Curation Lifecycle Model, Digital Curation Centre, www.dcc.ac.uk/resources/ curation-lifecycle-model.
- DIGITAL PRESERVATION COALITION. Digital preservation handbook. 2th ed.[Glasgow], c2015. Available at: https://www.dpconline.org/handbook.
- LAVOIE, Brian; GARTNER, Richard. Preservation metadata. 2nd edition. DPC Technology Watch Report, [s. l.], v. 13, n.3, p. 1-36, May 2013. Available at: https://www.dpconline.org/docs/technology-watch-reports/894-dpctw13-03/file.
- Higgins, S. (2018). Digital Curation: The development of a discipline within information science. Journal of Documentation, 74(6), 1318-1338. https://doi.org/10.1108/JD-02-2018-0024
- Myntti, J. Zoom, J (2019) From Digital Preservation in Libraries: Preparing for a Sustainable Future. Chicago: American Library Association.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Assiduidade e Participação(10%), Comentário de textos (individual)(30%), Trabalho de grupo (apresentação escrita)(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral)(15%)
Conteúdo
1. Políticas e responsabilidades de preservação, digitalização e recuperação da informação no âmbito do ciclo da curadoria da informação. Plano estratégico de armazenamento e preservação. Custos e modelos de negócio.
2. Armazenamento e preservação de documentos em suporte analógico.
3. Projetos de transferência de suporte.
4. Preservação digital. Atributos de sistemas de armazenamento e preservação. Requisitos de metainformação para a preservação. Estratégias de preservação digital. O modelo OAIS. Gestão e certificação de repositórios digitais.
5. Recuperação da informação e dos documentos. Modelos e formas de recuperação de informação, de documentos e da sua metainformação Avaliação de sistemas de recuperação da informação. Sistemas de Gestão bibliográfica.
Sistemas de gestão arquivística. Sistemas de Gestão documental e de gestão de conteúdos. Arquivos e Bibliotecas Digitais.
6. Acesso, uso, reutilização e transformação da informação. Web semântica.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: