Análise de Dados Espaciais nas Humanidades
Objetivos
- Compreender como o "spatial turn" influenciou diferentes campos nas artes e humanidades;
- Discutir criticamente os principais conceitos no campo das humanidades espaciais;
- Compreender a evolução dos métodos de análise espacial e a bibliografia sobre os seus principais pontos de inflexão;
- Demonstrar a capacidade de trabalhar com teorias, métodos e fontes relacionadas com os conceitos de "espaço" e "lugar";
- Demonstrar a capacidade de analisar criticamente os usos do espaço e do lugar na investigação em artes e humanidades
- Avaliar criticamente as ferramentas e métodos disponíveis para análise espacial;
- Aplicar na prática as teorias e métodos relacionados com a análise espacial nas artes e humanidades.
Caracterização geral
Código
02111040
Créditos
10.0
Professor responsável
Daniel Ribeiro Alves
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Alves, D., and Queiroz, A. I. (2015). Exploring Literary Landscapes: From Texts to Spatiotemporal Analysis through Collaborative Work and GIS. International Journal of Humanities and Arts Computing, 9(1), 57–73;
Bodenhamer, D. J., Corrigan, J., and Harris, T. M. (Eds.). (2010). The spatial humanities: GIS and the future of humanities scholarship. Indiana University Press;
Gregory, I. N., and Ell, P. (2007). Historical GIS: Technologies, methodologies, and scholarship. Cambridge University Press;
Gregory, I. N., and Geddes, A. (Eds.). (2014). Toward spatial humanities: Historical GIS and spatial history. Indiana University Press;
Knowles, A. K., and Hillier, A. (Eds.). (2008). Placing history: How maps, spatial data, and GIS are changing historical scholarship. ESRI, Inc;
Silveira, L. E. da. (2014). Geographic information systems and historical research: An appraisal. International Journal of Humanities and Arts Computing, 8(1), 28–45.
Método de ensino
A participação nas aulas será avaliada pelas intervenções do aluno nos debates das aulas teóricas, comentários sobre os trabalhos ou metodologias apresentadas, pela realização de exercícios específicos relacionados com o conteúdo da aula e pela sua participação em tarefas colaborativas durante os exercícios práticos. O trabalho final corresponderá à aplicação das diversas metodologias explicitadas, recorrendo a objetos de estudo das artes e humanidades para desenvolver análises e visualizações. No final, o aluno deverá produzir uma visualização SIG ou Web-SIG utilizando o software específico apresentado em aula. O tema dessas análises e visualizações pode ser escolhido pelos alunos com a aprovação do docente.
Método de avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho final de aplicação das metodologias de análise espacial a objetos de estudo e problemáticas das artes e humanidades - 75.0%
Participação nas aulas e exercícios - 25.0%
Conteúdo
1. Abordagem teórica às Humanidades Espaciais
1.1. Introdução às Humanidades Espaciais: conceito, evolução e estado da arte;
1.2. O Spatial Turn nas artes e humanidades;
1.3. Dos Historical GIS às Spatial Humanities.
2. Revisão crítica de ferramentas de análise espacial
3. Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
3.1. Definição de um SIG;
3.2. Como funciona um SIG;
3.3. Tipos de dados e metadados.
4. Usando um SIG nas artes e humanidades
4.1. Projetos e aplicações;
4.2. Vantagens e limites.
5. Desenvolver um projeto de Humanidades Espaciais
5.1. Trabalhar com fontes textuais e fontes cartográficas;
5.2. Estruturar dados espaciais;
5.3. Criar um projeto e trabalhar com o software;
5.4. Explorar, analisar e visualizar.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: