Gestão e curadoria de dados de investigação
Objetivos
- Saber identificar os conceitos operacionais da curadoria digital de dados de investigação.
- Conhecer as políticas de Ciência Aberta e identificar as boas práticas de gestão de dados.
- Compreender os processos associados à gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação: planos de gestão de dados; licenciamento, proteção e propriedade dos dados; partilha e depósito dados em repositórios; sustentabilidade, segurança e interoperabilidade de dados.
- Desenvolver competências de gestão de dados abertos.
- Adquirir conhecimentos e capacidade de relacionar a curadoria de dados de investigação com as humanidades digitais.
Caracterização geral
Código
02111077
Créditos
10.0
Professor responsável
Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
European Commission. (2017). Guidelines on Open Access to Scientific Publications and Research Data in Horizon 2020. https://ec.europa.eu/research/participants/data/ref/h2020/grants_manual/hi/oa_pilot/h2020-hi-oa-pilot-guide_en.p Grupo de Trabalho BAD das
Bibliotecas de Ensino Superior. (2016). Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal - 2016. Zenodo. http://doi.org/10.5281/zenodo.835758
Cameron, F. R (2021). The future of digital data, heritage and curation in a more-than-human world. London Routledge.
FAIR assessment tool. Available at: https://www.ands-nectar-rds.org.au/fair-tool.
Horstmann, W.; Nurnberger, A.; Shearer, K.; Wolski, M. (2017).Addressing the Gaps: Recommendations for Supporting the Long Tail of Research Data. DOI: 10.15497/RDA00023
Jones, S. et al. (2020). Data management planning: How requirements and solutions are beginning to converge. Data Intelligence 2(2020), 208–219. doi: 10.1162/dint_a_00043.
Konold C, Higgins T, Russel SJ, et al. (2015). Investigating data like a data scientist: Key practices and processes. Statistics Education Research Journal. 21(2).
Pinfield, S., Cox, A., Smith, J. (2014): Research Data Management and Libraries: Relationships, Activities, Drivers and Influences, PLOS. DOI: 10.1371/journal.pone.0114734 RDA Libraries for Research Data Interest Group (2016): 23 Things: Libraries for Research Data. DOI dx.doi.org/10.15497/RDA00005
Research Data Alliance Metadata Directory. Available at: http://rd-alliance.github.io/metadata-directory/standards/.
Science Europe (2021) ‘Practical Guide to the International Alignment of research data. Brussels: Science Europa.
Método de ensino
Sessões teórico-práticas, com leitura de textos, exposição de casos de estudo, discussão de conceitos e participação ativa dos alunos na procura de bibliografia e na definição e entendimento dos conceitos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Método de avaliação
Avaliação contínua. A turma funcionará organizada em 3 grupos de trabalho.
A primeira avaliação - 8/10 (30%) incide sobre:
. apresentação individual de um texto (15%)
- criação e apresentação de um resumo gráfico a partir dos textos dos elementos do grupo - Trabalho em grupo - 1(5%)
A segunda avaliação - 12/11 (30%) incide sobre:
-apresentação individual de um texto (15%)
- criação e apresentação do mapeamento das necessidades de informação do grupo. Trabalho de grupo (15%)
A terceira avaliação (10/12 e17/12) (40%) Trabalho de grupo
- Apresentação do plano de gestão de dados (25%)
- criação e apresentação do modelo de comportamento e práticas informacionais do grupo (15%)
Conteúdo
1. Ciência Aberta, acesso aberto, dados abertos.
1.1. Sustentabilidade, interoperabilidade e escalabilidade.
1.2. Principais políticas e boas práticas. A estratégia Europeia para os dados, a Science Europe's strategy for 20212026, a Nuvem Europeia para a Ciência Aberta (EOSC), FAIR principles, TRUST principles.
2. Ciclo de vida de Informação e Curadoria de informação: principais conceitos.
2.1. Competências e literacia em dados.
3. Gestão de dados de investigação.
3.1. Planos de gestão de dados.
3.2. Organização e documentação. Metadados, normalização e preservação de dados.
3.3. Repositórios de dados.
3.4. Curadoria, partilha e reutilização de dados. Citação de dados.
3.5. Proteção de dados, gestão do consentimento e confidencialidade.
4. Casos de estudo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: