Literatura Inglesa da Era Vitoriana
Objetivos
- Obtenção de conhecimentos sobre literatura vitoriana dos finais do século XIX e o império, sobretudo a corrida à África
- Desenvolvimento de capacidades de interpretação crítica
- Desenvolvimento da capacidade de relacionar textos e de os integrar em contextos históricos e sociais
- Aprender a fazer investigação, nomeadamente a utilizar bases de dados como a JSTOR, a Scopus e a Victorian Web e como estruturar um trabalho
- Realização de um trabalho de grupo a apresentar e discutir na aula sobre uma das temáticas do Programa Realização de uma prova escrita (Frequência)
Caracterização geral
Código
01101076
Créditos
6.0
Professor responsável
Alda Maria Jesus Correia
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Adams, James (2009). A History of Victorian Literature. Wiley-Blackwell.
Altick, Richard (1998). The English Common Reader – a Social History of the Mass Reading Public 1800-1900. Chicago: Univ of Chicago P.
Bauer, Helen Pike (1994). Rudyard Kipling, a study of the Short Fiction. New York: Twayne.
Brady, Kristin (1982). The Short Stories of Thomas Hardy. London: Macmillan.
Brantlinger, Patrick e Thesing, William, eds. (2002). A Companion to the Victorian Novel. Blackwell.
Carrington, Charles E. (1972). ’Baa Baa Black Sheep’: Fact or Fiction. Kipling Journal, 39, 7-14.
Conrad, Joseph (1996). Heart of Darkness - Complete, Authoritative Text with Biographical and Historical Contexts, Critical History, and Essays. Ed. Ross Murfin. Palgrave Macmillan.
Daniel, Anne Margaret (1997). Kipling’s use of verse and prose in ‘Baa, Baa, Black Sheep.’ Studies in English Literature, 1500-1900, Vol. 37, No. 4, Nineteenth Century, 857-875.
Deirdre, David, ed. (2005). The Cambridge Companion to the Victorian Novel. Cambridge UP.
Fielding, Penny, ed. (2010). The Edinburgh Companion to Robert Louis Stevenson. Edinburgh: Edinburgh UP.
Glancy, Ruth (1980). Dickens and Christmas: His Framed-Tale Themes. Nineteenth-Century Fiction, 35(1), 53-72.
Harris, Sally (2003). Spiritual Warnings: The Ghost Stories of Joseph Sheridan Le Fanu. Victorians Institute Journal 31, 9-39.
Hill, Richard J. (2017). Robert Louis Stevenson and the Pictorial Text – a Case Study in the Victorian Illustrated Novel. London: Routledge.
Jones, Lawrence (1975). Thomas Hardy’s ‘Idiosyncratic Mode of Regard’, ELH, 42, 433-459.
King, Andrew et al, eds. (2016). The Routledge Handbook to Nineteenth Century British Periodicals and Newspapers. Routledge.
Marroni, Francesco (1992). ’The Three Strangers’ and the verbal representation of Wessex. Thomas Hardy Journal, 8.2, 26-39.
Margree, Victoria (2020). Teaching Victorian Short Fiction, Victorian Popular Fictions, 2: 2.
Milbank, Alison (2002). The Victorian Gothic in English novels and stories, 1830-1880. In Jerrold Hogle (Ed.) The Cambridge Companion to Gothic (pp. 145-165). Cambridge: Cambridge UP.
Orel, Harold (2010). The Victorian Short Story: Development and Triumph of a Literary Genre. Cambridge UP.
Prentiss, Norman (1993). The Poetics of Interruption in Hardy’s Poetry and Short Stories. Victorian Poetry, 31.1, 41-60.
Ray, Martin (1997). Thomas Hardy – a textual study of the short story. Vermont: Ashgate.
Sage, Victor (2004). Le Fanu’s Gothic: the Rhetoric of Darkness. London: Palgrave.
Saposnik, Irving (1966). Stevenson’s ‘Markheim’: A Fictional ‘Christmas Sermon’. Nineteenth Century Fiction, 21.3, 277-82.
Shaw, Patricia (1989). Sheridan Le Fanu: Master of the Occult, the Uncanny and the Ominous. Bells: Barcelona English language and Literature Studies, vol. 1, 189-206.
Shippey, Thomas A. e Short, Michael (1972). Framing and Distancing in Kipling’s ‘The Man who would be King’. Journal of Narrative Tecnique 2, 75-87.
Stevenson, R. L. (2022). The New Annotated Strange Case of Dr. Jekyll and Mr Hyde. The Complete Annotated Edition. Ed. Leslie Klinger. Penzler Publishers.
Thomas, Deborah (1982). Dickens and the Short Story. Philadelphia: Univ. of Pennsylvania Press.
Thompson, N. D. (2000). Victorian Women Writers and the Woman Question. Cambridge UP.
Tompkins, J. M. S. (1966). The Art of Rudyard Kipling. Lincoln: Univ. of Nebraska Press.
Williams, Merryn (1976). A Preface to Hardy. London: Longman.
Método de ensino
-Aulas teóricas, leitura e interpretação crítica de textos e debate na aula - c. 70%
-Aulas de apresentação dos trabalhos - c. 30 %
Método de avaliação
-1 teste final - 50%
- 1 trabalho de grupo (ou individual) apresentado oralmente e submetido por escrito online - 50%
Conteúdo
Programa
1. A narrativa vitoriana: o público leitor e a cultura literária; a imprensa e os periódicos; a publicação em série; o conto e o romance.
2. A narrativa gótica - obscuridade e inquietação em Sheridan Le Fanu: “The Watcher”
3. Charles Dickens e a ligação com o público - o conto como “mercadoria”; o sketch impressionista e o monólogo dramático: “A Christmas Tree” e “George Silverman’s Explanation”; facto vs imaginação: Hard Times
4. Thomas Hardy - a mesma busca das tradições locais comunitárias nos contos e nos romances: “The Three Strangers”, “The Fiddler of the Reels”; Tess of the D’Ubervilles.
5. Robert Louis Stevenson - dificuldades e sucessos: “Markheim” e Dr. Jekyll and Mr Hyde
6. Rudyard Kipling – uma carreira literária com base no conto e o desenvolvimento de técnicas formais: “The Man who Would be King”, “Baa Baa Black Sheep”, “Mrs Bathurst”
7. Os últimos anos: 1. narradores feministas e decadentistas; 2. Joseph Conrad e a narrativa sobre o império: Heart of Darkness
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Inglês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Inglês; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Francês; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Inglês; Língua 2 Francês)
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Ingleses