Literatura Norte-Americana Contemporânea

Objetivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da literatura norte-americana, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até ao presente.
b)Desenvolver capacidades de reflexão crítica sobre os autores dos períodos considerados, relacionando-os com o contexto cultural em que produziram as suas obras;
c)Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos literários mais relevantes no domínio da ficção e da poesia;
d)Adquirir competências para a realização e a organização de pesquisa bibliográfica sobre as obras e períodos estudados, permitindo a sua abordagem crítica.

Caracterização geral

Código

01101101

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria Lourenço de Oliveira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável. No entanto, aconselha-se que os estudantes tenham feito a cadeira de Literatura Norte-Americana.

Bibliografia

Rangno, E. (2005). Contemporary American Literature, 1945-Present: American Literature in Its Historical, Cultural, and Social Contexts. N.Y.: Facts on File, Inc.
Bercovitch, S. (ed.) (1996). The Cambridge History of American Literature. Volume Eight: Poetry and Criticism: 1940-1995. Cambridge: Cambridge University Press.
Durante, R. (2001). The Dialectic of Self and Story; Reading and Storytelling in Contemporary American Literature. N.Y.: Garland Science.
Ruland, R. & Bradbury, M. (1991). From Puritanism to Post-Modernism. A History of American Literature. N.Y.: Routledge.
Tallack, D. (1991). Twentieth-Century America. The Intellectual and Cultural Context. N. Y.: Longman.

Método de ensino

40% (prática) 60% (teórica)
A análise dos textos primários será privilegiada pelo docente, acompanhada pelo estudo dos contextos em que as obras foram produzidas. A leitura e comentário de estudos e ensaios sobre as obras, bem como sobre os respectivos contextos, será supervisionada por forma a que os estudantes possam desenvolver a sua própria capacidade crítica.

Método de avaliação

Método de avaliação


 


Avaliação composta pela participação activa nas aulas, produção de reflexão escrita no fórum sobre cada uma das obras (compensará até 2 valores a nota final) e teste escrito final. 

Conteúdo

1.Introdução aos pressupostos da cadeira: um visão da forma como a literatura procurou responder aos desafios da História.
2.Tentativas de articulação de respostas após a 2ª Guerra Mundial:
a)A procura de uma identidade:
•Annie Proulx, “What Kind of Furniture Would Jesus Pick?”
•Gish Jen, “In the American Society”
•Sandra Cisneros, “Eleven”
•John Updike, “A&P”
• Toni Morrison, "Recitatif"
b)Variedades de fuga e procura de alternativas:
•A geração “beat”: Jack Kerouac, On the Road (chapters One and final); poemas de Allen Ginsberg;
c) A demanda privada/pública:
•poemas de Sylvia Plath (selecção)
•poemas de Adrienne Rich(selecção)
d) Trauma, religião e sobrevivência:


•Raymond Carver, “A Small, Good Thing


• Tim O’ Brien, “The Things They Carried”