Feminismos Franceses
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos sobre os movimentos e ativismos femininos em França;
2. familiarizar-se com as principais questões e conceitos acerca do feminismo;
3. conhecer a evolução dos feminismos em França;
4. compreender e discutir sobre problemáticas do feminismo;
5. desenvolver a capacidade de elaborar textos e trabalhos escritos fundamentados sobre temas tratados.
Caracterização geral
Código
01106865
Créditos
6.0
Professor responsável
Márcia Liliana Seabra Neves
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos médios da língua francesa (nível B1 do QECR ou equivalente recomendado).
Bibliografia
- Françoise Collin (1999). Le différend des sexes. Paris: Éditions pleins feux.
- Julia Kristeva (1999). Le génie féminin (Vols. I-III). Paris: Gallimard, folio/essais.
- Françoise Collin, Evelyne Pisier et Eleni Varikas (eds.) (2000). Les Femmes, de Platon à Derrida. Paris: Plon.
- AAVV. (2005). Dialogues sur la troisiè me vague fé ministe. Qué bec: É ditions du Remue-Mé nage.
- Catherine Malabou (2009). Changer de différence. Le féminin et la question philosophique. Paris: Galilée.
- Sylvie Chaperon et Christine Bard (ed.) (2017). Dictionnaire des féministes. France XVIIIe-XXIe siècle. Paris: PUF.
- Martine Reid (dir.) (2020). Femmes et littérature. Une histoire culturelle (vol. I-II). Paris: Gallimard, Folio.
Método de ensino
60% das horas de contacto são dedicadas à componente teó rica, que incluirá exposição teó rica das principaisquestõ es do programa, dando ê nfase à contextualizaç ã o cultural das obras em estudo com recurso a bases de dados,sítios e periódicos especializados na web; o recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no processo deensino-aprendizagem; a componente prática, que ocupa 40% das horas de contacto, consistirá na leitura, aná lisecrítica e discussão de textos de autor e de textos teóricos e críticos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Participação nos trabalhos de aula(20%), Um teste escrito e um trabalho(80%)
Conteúdo
1. O surgimento da ideia de "feminismo" em França;
2. A acção e a palavra: movimentos e ativismos femininos;
3. 1949: "Le deuxième sexe" de Simone de Beauvoir;
4. "Écriture féminine" e "French Feminism - desenraizamentos e exportações ;
5. O silêncio e a ausência: dois tópicos femininos?
6. O conceito de génio feminino (Kristeva);
7. A erupção dos feminismos: ecofeminismo, pós-feminismo, transfeminismo e outros anti-essencialismos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Estudos Franceses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Francês)
- Estudos Franceses e Alemães (Língua 1 Francês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Franceses e Espanhóis (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Francês)
- Estudos Franceses e Espanhóis (Língua 1 Francês; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Francês; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Inglês; Língua 2 Francês)
- Estudos Portugueses e Franceses