Francês B2.2

Objetivos

Alcançar plenamente o Nível B2 do Quadro de Referência Europeu Comum de Referência (utilizador independente).
Os estudantes serão plenamente capazes de:
1. desenvolver a compreensão oral à análise de discursos longos e complexos (conferências, debates, entrevistas) provenientes de várias áreas da francofonia;
2. adquirir modelos académicos de escrita que permitam desenvolver o sentido crítico, expor o raciocínio de maneiraclara e pormenorizada e fundamentar interpretações;
3. adquirir numa perspetiva intercultural conhecimentos ligados à vida cultural e literária dos países francófonos parauma melhor compreensão da sociedade francesa de hoje e da sua ligação com os países francófonos;
4. consolidar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.

Caracterização geral

Código

711111128

Créditos

6.0

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Pré-requisitos: Francês B2.1

Bibliografia

Avanzi, A. et alii (2017). Entre nous 4. Paris: Maison des langues (unidades 5 a 8).
Durietz, S. et alii (2015). Saison 4. Paris : Didier.
Heu-Boulehat, E. et alii (2015). Édito B2. Paris : Didier.
Barthe, M. et alii (2010). Le français par les textes II. Grenoble: Presses universitaires de Grenoble.
Bretonnier, M. et alii (2007). Les clés du nouveau DELF. Paris: Maison des langues.
Nothomb, A. (1999). Stupeur et tremblements. Paris: Albin Michel.

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor perceção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.

Recurso frequente às novas tecnologias.

Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua

Uma exposição oral perante a turma - 15.0%

Dois testes escritos presenciais - 60.0%

Participação ativa nas aulas - 25.0%

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas a ecologia e problemas ambientais, exílio e migração, discriminação, educação a distância, movimentos sociais, vivências e emoções. As tarefas destinam-se a melhorar as competências comunicativas e desenvolver o pensamento crítico. As aulas apresentam as seguintes atividades:
1. estudo e apresentação de um romance contemporâneo de língua francesa escolhida pelos alunos e debate sobre ostemas abordados;
2. análise crítica das temáticas desenvolvidas dos filmes Entre les murs e Tanguy;
3. construção de uma narrativa autobiográfica focando o percurso escolar do aprendente;
4. introdução à dissertação e sensibilização para os aspectos históricos e culturais deste modelo de escrita académico;
5. consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas.