Seminário de Inglês

Objetivos

Turma A

  • Obter conhecimentos básicos sobre ficção contemporânea britânica
  • Aplicar conceitos adquiridos à interpretação dos romances a estudar, assim como nos trabalhos oral e escrito
  • Consolidar a aprendizagem das metodologias de investigação
  • Apresentar um pequeno trabalho oral de investigação sobre um dos romances do Programa
  • Apresentar um trabalho de investigação sobre dois romances à escolha do aluno

Turma B

  •  Introdução às técnicas de investigação científica no campo dos estudos literários e culturais
  •  Aquisição de conceitos básicos sobre pós-modernismo (na literatura e na cultura inglesas e norte-americanas)
  •  Aquisição de conhecimentos sobre o tema proposto pelo Programa
  •  Investigação, sob orientação tutorial, sobre as temáticas em estudo
  •  Aplicação dos conhecimentos adquiridos na redacção de um ensaio crítico sobre uma das temáticas identificadas no Programa à escolha dos alunos (com o máximo de 15 páginas), na arguição oral de um trabalho feito por um outro estudante

Caracterização geral

Código

711121053

Créditos

12.0

Professor responsável

Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de Puga, Carlos Francisco Mafra Ceia

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 336

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Turma A / Class A

  • Bentley, Nick, Contemporary British Fiction, New York, Macmillan, 2018.
  • Boxall, Peter, Twenty-First-Century Fiction, Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
  • James, David (ed.), The Cambridge Companion to British Fiction since 1945, Cambridge, Cambridge University Press,2015.
  • Eaglestone, Robert, Brexit and Literature: Critical and Cultural Responses, New York: Routledge, 2018.

Turma B / Class B

  • Ceia, Carlos. O Que É afinal o Pós-modernismo?, Século XXI, Lisboa, 1999.
  • Docherty, Thomas (ed.): Postmodernism: A Reader, Harvester Wheatsheaf, Hemel Hempstead, 1993.
  • Eagleton, Terry: The Illusions of Postmodernism, Blackwell, Oxford, 1996.
  • Jameson, Fredric: Pós-modernismo: A Lógica do Capitalismo Tardio, Ática, São Paulo, 1996 (ed. Original:Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism, Duke University Press, 1991).

Método de ensino

Turma A

  • Aulas teóricas sobre o romance britânico contemporâneo e sobre as temáticas do Programa
  • Aulas de consolidação da aprendizagem das metodologias de investigação
  • Aulas de apresentação e discussão do trabalho oral
  • Produção de um trabalho escrito orientado pelo professor

Turma B

  • Apresentação dos vários temas pelo docente; leitura e discussão de textos relevantes para cada tema.

 

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Turma A - Trabalho oral - 50% da nota final + Trabalho escrito - 50% da nota final Turma B - Supervisão de todo o processo de produção dos ensaios finais (50% da nota final), que serão apresentados oralmente (40%) e arguidos por um estudante diferente (10%).(100%)

Conteúdo

Turma A
I- O romance como documentário ficcional da contemporaneidade
II- Literatura, economia e política: a crise financeira de 2008 e o Brexit
III - O crash e a austeridade em A Week in December (2009), de S. Faulks, e Capital (2012), de J. Lanchester
IV - Brexit Lit: a nação dividida em Autumn (2016), de A. Smith, e Middle England (2018), de Coe.


Turma B
I. Introdução à questão pós-moderna
II. Aspectos da ficção pós-moderna contemporânea de expressão inglesa:
Tema 1: Formas de anti-literatura
Tema 2: A reinvenção da paródia, do pastiche e da ironia
Tema 3: O jogo narrativo nas metaficções
Tema 4: O recurso à auto-reflexividade como paradigma literário
III. Aspectos da cultura contemporânea de expressão inglesa no espaço pós-moderno:
Tema 5: A reinvenção do cinema
Tema 6: A cultura de massas, a pop-art e as novas expressões musicais
Tema 7: A crise da representação do real e a sociedade dos simulacros
Tema 8: A cibercultura