Inglês B2.1
Objetivos
O aluno deve:
a) começar a atuar ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador intermédio).
b)começar a mostrar consciência intercultural e desenvolver o conhecimento da relação cultura/língua.
c) exprimir-se deforma bastante fluente e espontânea para fins sociais, académicos e profissionais, poder participar de forma bastante ativa nas discussões (mediação – QECR-CV) sobre temas familiares e apresentar descrições bastante claras e detalhadas sobre temas de interesse pessoal (descritor de fala alargado de acordo com os descritores B2).
d) revelar compreensão razoável de um leque de textos intermédios, incluindo textos factuais, literários e especializados e começar a olhar para distinções de estilo.
e) produzir textos escritos razoavelmente claros e bem estruturados sobre temas do dia-a-dia, começando a utilizar padrões organizacionais, conectores e dispositivos coesos e para demonstrar a sua consciência do registo formal/informal.
Caracterização geral
Código
711121061
Créditos
6.0
Professor responsável
David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Jay Prakash, Raquel Campos Ferreira da Silva, Robert George Butler
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
A collection of selected readings available on campus to students.
- Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press;
- Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave;
- Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press
- McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press
- Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan
Método de ensino
O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - 3 trabalhos escritos(60%), Participação activa nas aulas e assiduidade(20%), Um trabalho oral(20%)
Conteúdo
O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso. Um portfólio de recursos de aprendizagem, dicionários, uma referência gramatical e fontes online fornecem a base do curso. Isto permite analisar uma série de textos literários, culturais e jornalísticos. Programas e filmes de TV e online são usados para focar estilo, conteúdo, uso da linguagem e competência intercultural. As tarefas de aprendizagem e avaliação proporcionam oportunidades regulares de expressão escrita e falada e desenvolvimento de competências e conhecimentos linguísticos em resposta às necessidades dos alunos.
- Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas
- Fala - competências de apresentação, pronúncia
- Competência intercultural - discussão de referências culturais
- Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos
- Gramática - artigos, padrões verbos, preposições dependentes
- Edição/revisão - identificar e corrigir erros.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Alemão / Inglês
- Espanhol / Inglês
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Inglês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Inglês; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Francês; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Inglês; Língua 2 Francês)
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Francês / Inglês
- Inglês / Alemão
- Inglês / Espanhol
- Inglês / Francês
- Licenciatura em Ciências da Linguagem