Inglês B2.2

Objetivos

O aluno é capaz de:

a) ter um desempenho geral sistemático ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (usuário intermediário) e acima, a fim de se preparar para o nível C1

b)mostrar algum conhecimento intercultural e algum conhecimento da relação cultura / idioma

c)expressar-se com alguma fluência e espontaneidade para fins sociais, académicos e profissionais, podendo participar ativamente em discussões (mediação - QECR-CV) sobre uma variedade de tópicos e pode apresentar uma descrição clara e detalhada sobre tópicos de interesse atual (conforme o estipulado no QECR B2)¸

d) compreender uma variedade de textos nível intermédio + inclusive textos factuais, literários e especializados, e saber apreciar as diferenças de estilos;

e) escrever textos claros e bem estruturados sobre uma variedade de assuntos utilizando linguagem coesa e coerente e mostrar capacidade de controlar o registo formal / informal.

Caracterização geral

Código

711121062

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Raquel Campos Ferreira da Silva, Robert George Butler

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

A collection of selected readings available on campus to students.

  • Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press;
  • Cottrell S, (2005),Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave;
  • Gairns, R. & Redman, S. (2009) OxfordWord Skills Advanced. Oxford University Press McCarthy,
  • M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced(with CD) Cambridge University Press.Vince,
  • M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar andVocabulary. Macmillan.

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada nos alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Mínimo três textos escritos(60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competências oraise indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%), Um trabalho oral(20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e atual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é composto por atividades que têm como objetivo estimular o desenvolvimento de nível mestria, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.