Inglês B2.2
Objetivos
O aluno é capaz de:
a) ter um desempenho geral sistemático ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (usuário intermediário) e acima, a fim de se preparar para o nível C1
b)mostrar algum conhecimento intercultural e algum conhecimento da relação cultura / idioma
c)expressar-se com alguma fluência e espontaneidade para fins sociais, académicos e profissionais, podendo participar ativamente em discussões (mediação - QECR-CV) sobre uma variedade de tópicos e pode apresentar uma descrição clara e detalhada sobre tópicos de interesse atual (conforme o estipulado no QECR B2)¸
d) compreender uma variedade de textos nível intermédio + inclusive textos factuais, literários e especializados, e saber apreciar as diferenças de estilos;
e) escrever textos claros e bem estruturados sobre uma variedade de assuntos utilizando linguagem coesa e coerente e mostrar capacidade de controlar o registo formal / informal.
Caracterização geral
Código
711121062
Créditos
6.0
Professor responsável
David Swartz, Julie Parker Mason, Raquel Campos Ferreira da Silva, Robert George Butler
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
A collection of selected readings available on campus to students.
- Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press;
- Cottrell S, (2005),Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave;
- Gairns, R. & Redman, S. (2009) OxfordWord Skills Advanced. Oxford University Press McCarthy,
- M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced(with CD) Cambridge University Press.Vince,
- M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar andVocabulary. Macmillan.
Método de ensino
O curso desenvolve uma metodologia centrada nos alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Mínimo três textos escritos(60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competências oraise indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%), Um trabalho oral(20%)
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e atual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é composto por atividades que têm como objetivo estimular o desenvolvimento de nível mestria, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Alemão / Inglês
- Espanhol / Inglês
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Inglês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Inglês; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Francês; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Inglês; Língua 2 Francês)
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Francês / Inglês
- Inglês / Alemão
- Inglês / Espanhol
- Inglês / Francês
- Licenciatura em Ciências da Linguagem