Inglês C1.3
Objetivos
a) funcionar a um grau muito elevado de C1 em preparação para C2.1 do QECR-CV
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofundar o seu conhecimento da relação entre culturas
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos sociais e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.
Caracterização geral
Código
711121065
Créditos
6.0
Professor responsável
David Swartz, Julie Parker Mason, Eva Louise Kakoma
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Obrigatório:
Learning Resources Portfolio. Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos atuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.
Learning Resources Portfolio. A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range ofreading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types.
Optional:
- Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press
- Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman
- Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave
- Foley, M. & Hill, D (2003) Advanced Learner's Grammar. Harlow: Longman
- Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press
- Hewings, M. (2015), Advanced Grammar, CambridgeGillet
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de uma série de temas. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo a capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e de meios audiovisuais.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - 1 trabalho oral(20%), 3 textos escritos de géneros distintos(60%), Participação ativa nas aulas (inclui assiduidade, competências orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem)(20%)
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual, mas com a flexibilidade de ir ao encontro dasnecessidades e interesses dos alunos. Os principais temas são: "Estranhos" (Pós-Colonialismo, imigração, identidadecultural; apropriação, populações indígenas) Conflito; liberdade e questões contemporâneas (escravatura- antiga emoderna, o "Politicamente Correto"); Os Sentidos (metáfora, simile, literatura descritiva). Os temas conduzem àanálise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; o texto narrativo/descritivo; o texto discursivo/exposição;
- Falar – pronúncia (entoação); estratégias de conversação; técnicas de debate
- Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais
- Léxico – expressões idiomáticas; coloquialismos; formação de substantivos; colocações
- Gramática – inversão, revisão de frase verbal; artigos; pontuação; expressões de coesão; marcadores de discurso
- Edição/revisão/ autocorreção
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Alemão / Inglês
- Espanhol / Inglês
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Inglês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Inglês; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Francês; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Inglês; Língua 2 Francês)
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Francês / Inglês
- Inglês / Alemão
- Inglês / Espanhol
- Inglês / Francês
- Licenciatura em Ciências da Linguagem