Inglês C1.3

Objetivos

a) funcionar a um grau muito elevado de C1 em preparação para C2.1 do QECR-CV
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofundar o seu conhecimento da relação entre culturas
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos sociais e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121065

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Eva Louise Kakoma

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Obrigatório:

Learning Resources Portfolio. Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos atuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.
Learning Resources Portfolio. A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range ofreading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types.

Optional:

  • Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press
  • Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman
  • Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave
  • Foley, M. & Hill, D (2003) Advanced Learner's Grammar. Harlow: Longman
  • Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press
  • Hewings, M. (2015), Advanced Grammar, CambridgeGillet

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de uma série de temas. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo a capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e de meios audiovisuais.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 1 trabalho oral(20%), 3 textos escritos de géneros distintos(60%), Participação ativa nas aulas (inclui assiduidade, competências orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem)(20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual, mas com a flexibilidade de ir ao encontro dasnecessidades e interesses dos alunos. Os principais temas são: "Estranhos" (Pós-Colonialismo, imigração, identidadecultural; apropriação, populações indígenas) Conflito; liberdade e questões contemporâneas (escravatura- antiga emoderna, o "Politicamente Correto"); Os Sentidos (metáfora, simile, literatura descritiva). Os temas conduzem àanálise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; o texto narrativo/descritivo; o texto discursivo/exposição;

  • Falar – pronúncia (entoação); estratégias de conversação; técnicas de debate
  • Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais
  • Léxico – expressões idiomáticas; coloquialismos; formação de substantivos; colocações
  • Gramática – inversão, revisão de frase verbal; artigos; pontuação; expressões de coesão; marcadores de discurso
  • Edição/revisão/ autocorreção