Inglês C2.1

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a)  funcionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b) compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c)  exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial, espontânea e fluente, com poucos erros;
d)  compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, textos especializados e obras de ficção;
e)  escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f)   aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g)  analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h)  ser responsável pelas suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico.

Caracterização geral

Código

711121066

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Eva Louise Kakoma

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Obrigatório:
Learning Resources Portfolio: Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos atuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.

Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range ofreading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types.

Optional:

  • Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
  • Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Harlow: Pearson Longman
  • Side, R. & Wellman, G. (2002) Grammar & Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Harlow: Longman

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um leque de temas. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios audiovisuais.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 1 trabalho oral (discursivo/informativo)(20%), 3 textos escritos de géneros distintos(60%), Participação ativa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e científico, com flexibilidade para ir ao encontro dos interesse se necessidades dos alunos. Os principais temas podem incluir: A Influência dos Media; Ciência (ciência e religião, mitos da criação, cosmologia, biotecnologia, o mundo natural (biosfera); Os temas conduzem ao desenvolvimento das seguintes competências:

  • Escrever textos críticos; escrita criativa; o texto discursivo/académico;
  • Competência intercultural, identificação, descodificação e discussão de referências culturais
  • Falar: produção de discurso oral
  • Léxico: metáfora e expressões idiomáticas