Inglês C2.1
Objetivos
O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b) compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c) exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial, espontânea e fluente, com poucos erros;
d) compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, textos especializados e obras de ficção;
e) escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f) aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g) analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h) ser responsável pelas suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico.
Caracterização geral
Código
711121066
Créditos
6.0
Professor responsável
David Swartz, Julie Parker Mason, Eva Louise Kakoma
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Obrigatório:
Learning Resources Portfolio: Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos atuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.
Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range ofreading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types.
Optional:
- Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
- Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Harlow: Pearson Longman
- Side, R. & Wellman, G. (2002) Grammar & Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Harlow: Longman
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um leque de temas. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios audiovisuais.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - 1 trabalho oral (discursivo/informativo)(20%), 3 textos escritos de géneros distintos(60%), Participação ativa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%)
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e científico, com flexibilidade para ir ao encontro dos interesse se necessidades dos alunos. Os principais temas podem incluir: A Influência dos Media; Ciência (ciência e religião, mitos da criação, cosmologia, biotecnologia, o mundo natural (biosfera); Os temas conduzem ao desenvolvimento das seguintes competências:
- Escrever textos críticos; escrita criativa; o texto discursivo/académico;
- Competência intercultural, identificação, descodificação e discussão de referências culturais
- Falar: produção de discurso oral
- Léxico: metáfora e expressões idiomáticas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Alemão / Inglês
- Espanhol / Inglês
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Inglês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Inglês; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Francês; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Inglês; Língua 2 Francês)
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Francês / Inglês
- Inglês / Alemão
- Inglês / Espanhol
- Inglês / Francês
- Licenciatura em Ciências da Linguagem