Inglês C2.2
Objetivos
Este curso, centrado no aluno, tem por objetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal comodescrito no nível C2 do Quadro europeu comum de referência para as línguas (QECR):
- Ser capaz de compreender sem dificuldade praticamente tudo o que lê ou ouve;
- Ser capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente;
- Ser capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido;
- Ser capaz de lidar de forma eficaz com a comunicação em espaços virtuais, ajustando a sua linguagem de formaadequada para comunicar efetivamente;
- Ser capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e um pensamento crítico na elaboração e edição de textosvariados;
- Capacidade de ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.
Caracterização geral
Código
711121067
Créditos
6.0
Professor responsável
Zoe Jayne Taylor, Robert George Butler
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range ofreading texts incorporating abstract and structurally and linguistically complex texts. In addition, students areexpected to be reading and listening extensively in English in their own areas of specialist interest.
Optional:
- Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press.
- Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave.
- Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press.
- Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman.
- Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge University Press.
- Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan
Método de ensino
O curso desenvolve uma metodologia centrada nos alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Dois trabalhos orais(30%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competências orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(10%), Pelo menos três textos escritos(60%)
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é composto por actividades que têm como objectivo estimular o desenvolvimento de nível mestria, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Alemão / Inglês
- Espanhol / Inglês
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Inglês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Espanhóis (Língua 1 Inglês; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Francês; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Franceses (Língua 1 Inglês; Língua 2 Francês)
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Francês / Inglês
- Inglês / Alemão
- Inglês / Espanhol
- Inglês / Francês
- Licenciatura em Ciências da Linguagem