Inglês C2.3

Objetivos

Este nível dá continuidade aos objetivos alcançados no precedente C2.2. Este curso, centrado no aluno, tem porobjetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal como descrito no nível C2 do QECR:

  • Ser capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve;
  • Ser capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma altamentecoerente;
  • Ser capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentidorelacionadas com assuntos complexos;
  • Conseguir lidar de forma altamente eficaz com a comunicação em espaços virtuais, ajustando a sua linguagem deforma adequada para comunicar com competência;
  • Ser capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e pensamento crítico na elaboração e edição de textos variados;
  • Capacidade de ser totalmente responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121068

Créditos

6.0

Professor responsável

Zoe Jayne Taylor, Robert George Butler

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range ofreading texts incorporating longer, abstract and structurally and linguistically complex texts. In addition, students areexpected to be reading and listening extensively in English in their own areas of specialist interest.

Optional:

  • Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press.
  • de Chazal, E. and Moore, J. Oxford EAP Advanced: A Course in English for Academic Purposes. Oxford UniversityPress.
  • Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave.
  • Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman.
  • Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge University Press.
  • McCarthy, M. & O Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press.

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Dois trabalhos orais(30%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competências orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(10%), Pelo menos três textos escritos(60%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é composto por actividades que têm como objectivo estimular o desenvolvimento de domínio total, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.