Estudos de Interpretação
Objetivos
a) Refletir sobre a prática musical historicamente orientada como um método, no qual se cruzam práticas interpretativas e Musicologia Histórica, e que pode ser aplicado a qualquer repertório não contemporâneo;
b) Conhecer a história do movimento da Música Antiga e refletir sobre o contributo de seus principais intérpretes e pensadores;
c) Avaliar criticamente o ideal da “autenticidade” e a prática do repertório histórico em nossos dias;
d) Conhecer a bibliografia sobre a interpretação historicamente orientada, em especial aquela produzida em Portugal e no Brasil;
e) Contribuir para que os alunos possam refletir sobre sua própria prática do repertório histórico e, consequentemente, enriquecer de modo crítico e consciente suas interpretações musicais.
Caracterização geral
Código
722021016
Créditos
10.0
Professor responsável
Alberto José Vieira Pacheco
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Augustin, K. (2013). Os castrati e a prática vocal no espaço luso-brasileiro (1752- 1822). [Doctoral dissertation, U. Aveiro].
- Lawson, C., & Stowell, R. (Eds.) (2012). The Cambridge history of musical performance. Cambridge UP.
- Lopes, A. M. (2010). O Valor de um Bach autêntico: um estudo sobre o conceito de autenticidade na execução de obras musicais. F. C.
- Gulbenkian.
- Mormile, A. (2010). Contratenori: la rinascita dei “nuovi angeli” nella prassi esecutiva dall’opera barocca. Zecchini.
- Neto, M. M. T. (2011). Teoria e prática do baixo contínuo em Portugal (1735-1820) [Doctoral dissertation, U. Aveiro].
- Pacheco, A. J. V. (2019). As modinhas do Pe. José Maurício Nunes Garcia: fontes, edição e prática. Per Musi, 1(39), 1-52.
- Taruskin, R. (1995). Text and Act: essays on music and performance. Oxford UP.
- Tosi, P. F. (2022). Opiniões de cantores antigos e modernos, ou seja, Observações sobreo canto florido. Ed UFRJ.
Método de ensino
Serão debatidos textos incluídos na bibliografia e/ou outros, do mesmo campo de estudos, que se mostrarem úteis ao desenvolvimento da investigação dos alunos. Em cada aula, os alunos deverão estar aptos a apresentar uma breve recensão do(s) texto(s) previsto(s)previamente preparados. Ao final do curso, cada aluno deverá entregar um ensaio de cerca de quinze páginas, ou o registro em vídeo de um recital-palestra, com duração aproximada de 20 minutos. Em ambos os casos, os trabalhos devem citar pelo menos oito textos trabalhados durante o curso e/ou presentes em sua bibliografia.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Participação do aluno durante os encontros(20%), Pleno entendimento dos textos, demonstrado pelas recessões(30%), Texto do ensaio ou o vídeo do recital-palestra(50%)
Conteúdo
O curso parte da análise de textos e registros fonográficos para refletir sobre conceitos e temas como:
1. O movimento da Música Antiga;
2. O ideal da autenticidade histórica;
3. Os instrumentos de época;
4. A ornamentação e a improvisação;
5. Os temperamentos e os diapasões antigos;
6. O intérprete diante das fontes musicais primárias e a questão da edição musical;
7. As variantes diacrónicas de pronúncia;
8. Os tratados de música e sua tradução;
9. Especificidades geográficas das práticas do passado;
10. A interpretação do repertório antigo diante de um público atual.
Outros temas correlatos podem ainda ser tratados, em conformidade com os projetos de investigação dos alunos. Haverá o cuidado de dar exemplos de investigações bem-sucedidas relacionadas com o universo luso-brasileiro.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: