Linguística Alemã
Objetivos
1. Perceber o funcionamento da língua alemã do ponto de vista morfológico, morfossintático e lexical;
2. Adquirir metodologias para a análise de produtos lexicográficos específicos da língua alemã.
Caracterização geral
Código
01100210
Créditos
6.0
Professor responsável
Helena Virgínia Topa Valentim
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Boase-Beier, J. & Lodge, K. (2008). The German Language: A Linguistic Introduction. New Jersey: Blackwell.
Fagan, S. (2009). German: A Linguistic Introduction. Iowa: University of Iowa.
Graefen, G. & Liedke-Göbel, M. (20203). Germanistische Sprachwissenschaft. Deutsch als Erst-, Zweit- oder Fremdsprache. Tübingen: Narr Francke Verlag.
Hentschel, E. & Harden, T. (2014). Einführung in die Germanistische Linguistik. Bern: Peter Lang AG.
Hoberg, R. & Hoberg, U. (2017). Gramática de Alemão [Der Kleine Duden: Deutsche Grammatik]. Porto: Porto Editora.
König, W. (1978/201117). dtv-Atlas Deutsche Sprache. München: Deutsche Taschenbuch Verlag.
Löffler, H. (20165). Germanistische Soziolinguistik. Berlin: Erich Schmidt Verlag.
Russ, C. (1994). The German Language Today: A Linguistic Introduction. London/NY: Routledge.
Schmid, H. U. (20173). Einführung in die deutsche Sprachgeschichte. Berlin: Springer-Verlag.
Método de ensino
A disciplina contempla aulas expositivas e aulas práticas.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e continuado, baseando‑se nos seguintes elementos: duas provas escritas presenciais, uma apresentação oral individual sobre um tópico do programa e participação relevante nas aulas.
Conteúdo
1. Introdução à história da língua alemã
1.1. O indo-europeu e as línguas germânicas
1.2. O germânico
1.3. Os grandes grupos dialetais
1.4. Periodização da história da língua alemã
1.5. A língua alemã no mundo – breve descrição das suas variedades
2. Instrumentos teórico-metodológicos para a descrição linguística do alemão
2.1. Aspetos de fonética e de fonologia
2.2. Aspetos de morfologia
2.3. Aspetos de sintaxe e de semântica
3. Alguns aspetos textuais relevantes em textos de língua alemã
3.1. Textualidade; mecanismos de coesão e coerência
3.2. Especificidades da atividade tradutória (DE-PT)
3.3. Análise de textos traduzidos para identificação e tipificação de erros frequentes
3.4. A língua alemã em função da modalidade (escrita e oral) e do registo (formal e informal)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Alemão / Espanhol
- Alemão / Francês
- Alemão / Inglês
- Espanhol / Alemão
- Espanhol / Francês
- Espanhol / Inglês
- Estudos Espanhóis e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Espanhol)
- Estudos Espanhóis e Alemães (Língua 1 Espanhol; Língua 2 Alemão)
- Estudos Franceses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Francês)
- Estudos Franceses e Alemães (Língua 1 Francês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Alemão; Língua 2 Inglês)
- Estudos Ingleses e Alemães (Língua 1 Inglês; Língua 2 Alemão)
- Estudos Portugueses e Alemães
- Francês / Alemão
- Francês / Espanhol
- Francês / Inglês
- Inglês / Alemão
- Inglês / Espanhol
- Inglês / Francês
- Licenciatura em Ciências da Linguagem