Teorias em Estudos Urbanos

Objetivos

Apresentar os principais debates teóricos que se estabelecem no vasto campo interdisciplinar de estudos urbanos na actualidade, sem esquecer as tradições mais relevantes nos domínios disciplinares;

Estimular os doutorandos para a curiosidade científica interdisciplinar através da diversificação das teorias em presença e de pontos de vista analíticos;

Sensibilizar os estudantes para a importância dos conceitos na preparação do processo de investigação, adequando-os às problemáticas a desenvolver ao longo do curso;

Promover a reflexão crítica acerca dos processos urbanos, das suas interpretações por parte dos agentes sociais e políticos envolvidos nos processos de avaliação e decisão;

Incentivar a compreensão dos processos de longa duração na análise da transformação urbana e das suas consequências em territórios concretos;

Capacitar os estudantes para a articulação entre as teorias apresentadas e os processos em análise, e para a sua explicitação de forma sustentada.

Caracterização geral

Código

73217143

Créditos

10.0

Professor responsável

Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Julião

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

  • BOURDIN, Alain(2005),La Métropole des individus, Éditions de l'aube
  • BRENNER e KEIL(ed.)(2006),The Global Cities Reader,Routledge
  • PARK, Burgess, McKenzie (1925),The City.,Univ. of Chicago Press
  • MUMFORD, Lewis(1961),The City in History, Harcourt, Brace and World
  • HALL, Peter(2002), Cities of Tomorrow, Blackwell Publishing, 3rd ed.
  • LEFEBVRE, Henri (1968) Le droit à la Ville, Anthropos
  • BOYER, M.C.(1994), The City of Collective Memory, MIT
  • BUCK-MORSS, Susan(1991),The Dialectics of seeing.MIT
  • CHOAY, Françoise(1995), L’urbanisme, utopies et réalités,Seuil
  • AAVV(2010) Teoria e Critica de Arquitectura-Séc.XX. Caleidoscópio
  • PORTAS, Nuno(2005),Arquitectura(s): História e Crítica, Ensino e Profissão, FAUP Publicações
  • SOLÀ MORALES, Ignasi(2002),Territórios,Gustavo Gili
  • DIVAY, G. and WOLFE,J.(2002),Metropolitan Governance Background Study, INRS/Urbanisation
  • HARVEY, D.(1979)-Social Justice and the City, Edward Arnold.
  • SASSEN, Saskia (2008) "The Specialized Differences of Global Cities". Urban Age: Newspaper Essay

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas, baseadas na exposição dos conteúdos programáticos e seminário de apresentação e discussão de textos seleccionados em cada um dos módulo. Para além das aulas, da leitura da bibliografia do programa, cada estudante desenvolverá um ensaio teórico, com acompanhamento tutorial, onde deverá dar consistência a uma reflexão escolhida de entre as formulações apresentadas e que potencie uma visão interdisciplinar sobre o fenómeno em análise.

Método de avaliação

Método de avaliação - Relatório final resultante de uma reflexão original desenvolvida e da sua discussão com os docentes (70%), Somatório das actividades de acompanhamento activo das aulas e da discussão dos textos apresentados (30%)

Conteúdo

O programa organiza-se em cinco módulos complementares e interdisciplinares de teorias sobre os fenómenos urbanos. Abordar-se-á desde a Escola de Chicago, à Escola Francesa da Morfologia Social, aos pensadores sociais e urbanistas dos séculos XIX e XX, aos filósofos da cidade, às actuais teorias sobre a globalização, a revitalização urbana e a segregação metropolitana. Um primeiro módulo incide nas tradições disciplinares da Sociologia e da Antropologia, recorrendo aos conceitos que lhes dão pertinência e actualidade. Um segundo trata das imagens e representações da cidade nos séculos XIX e XX a partir da perspectiva do urbanismo. Num terceiro avança-se o olhar do arquitecto sobre a cidade, marcado pela teoria e prática de pensar o espaço edificado. No quarto módulo debate-se como ao longo do tempo as relações de poder sobre os territórios urbanos vão evoluindo e no quinto como emergem e se instalam as novas formas de governação global e os seus impactos nas cidades

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: