Investigação em Música, Media e Tecnologias

Objetivos

No fim da unidade curricular o estudante deve: a) conhecer as principais tendências atuais e problemas de investigação em música e tecnologias do som; b) reconhecer e saber abordar os principais tópicos de investigação no campo de música e media; c) dominar métodos e técnicas de pesquisa nos domínios interelacionados da música, tecnologias e media; d) ter desenvolvido capacidades de identificação, obtenção e análise de informação especializada no domínio em estudo; e) aperfeiçoar modelos de escrita académica bem como o uso de normas e metodologias de comunicação de resultados de investigação no domínio tratado.

Caracterização geral

Código

02113113

Créditos

10.0

Professor responsável

Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É aconselhável ter competências de leitura de língua inglesa.

Bibliografia

Indica-se em baixo a bibliografia geral do seminário, que é complementada por outras indicações regulares de leitura e consulta documental. Recomenda-se a consulta dos ‘Materiais de Apoio’ no qual se disponibilizam algumas das principais referências. 


AUSLANDER, P. Liveness: Performance in a Mediatized Culture. Routledge, 2008.


BULL, M. Sound Studies: Critical Concepts in Media and Cultural Studies. Routledge, 2013.


COLLINS, N. The Cambridge Companion to Electronic Music. Cambridge University Press, 2007.


CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE Publications, 2017.


COOK, N., et al. (Eds.) The Cambridge Companion to Music in Digital Culture. Cambridge University Press, 2019.


GOMES-RIBEIRO, P., et al. (Eds.). Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet das Coisas. Humus, 2018.


HUGHILL, A. The Digital Musician. Routledge, 2012.


LABELLE, B. Background Noise: Perspectives on Sound Art. Bloomsbury Academic, 2018.


KATZ, M. Capturing Sound: How Technology Has Changed Music? University of California Press, 2010.


MERA, M., et al.(Eds.). The Routledge Companion to Screen Music and Sound. Routledge, 2017.


PRIOR, N. Popular Music, Digital Technology and Society. SAGE Publications, 2018.


STERNE, J. (Ed.). The Sound Studies Reader. Routledge, 2012.


PINCH, T., & BIJSTERVELD, K. (Eds.). The Oxford Handbook of Sound Studies. Oxford University Press, 2012.

Método de ensino

O curso decorre em regime de seminário, integrando momentos de exposição e debate. Os processos de ensino têm base no modelo de aprendizagem ativa, na qual a presença e participação dos estudantes é fundamental. Entre as metodologias utilizadas contam-se momentos de demonstração, a realização de exercícios, bem como análise e discussão de exemplos textuais e audiovisuais. A produção e discussão de trabalhos de vária índole por parte dos estudantes, ao longo do seminário, é fundamental no processo de aquisição e aplicação de ferramentas de investigação em contexto de investigação. A produção individual de um projeto de investigação e sua discussão em contexto letivo ocupa um espaço importante no seminário.

Método de avaliação

Trabalho escrito, apresentado e discutido em aula (Projeto de Investigação), e realização de exercícios e trabalhos ao longo do seminário. A presença e participação nas aulas é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos.
Participação ativa nas aulas e entrega de trabalhos (40%)


Projeto de Investigação Final (60%)

Conteúdo

A unidade curricular assegura uma experiência aprofundada e interdisciplinar no domínio da “música, media e tecnologias” com base em duas linhas de trabalho, que se desenvolvem em articulação.


A primeira apresenta uma retrospetiva histórica e teórica da investigação no domínio em estudo (Música, Media e Tecnologias), discutindo grandes etapas, áreas de estudo, quadros teórico-conceptuais e literatura de referência. Neste âmbito específico, exploram-se modelos, normas, técnicas e instrumentos de investigação.


A segunda, introduz e discute tópicos e problemas de investigação específicos. Os temas e problemas a trabalhar no seminário são escolhidos anualmente, em função dos avanços no domínio e da pertinência social e científica.


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: