Produção e gestão na música
Objetivos
1) Estudar a gestão da criatividade e inovação na indústria musical de forma crítica;
2) explorar e avaliar a história da indústria musical no contexto alargado da produção cultural;
3) estudar a história e o contexto da produção nacional de eventos musicais e festivais;
4) desenvolver conhecimentos e capacidade de agenciamento de artistas e sua valorização económica;
5) desenvolver estratégias e competências de produção de eventos musicais e festivais, bem como de gestão de artistas, considerando asua integração social;
6) conhecer os regulamentos nacionais e internacionais de direitos autorais relativos à música;
7) conhecer a legislação, normas e medidas de segurança associadas à produção e gestão de eventos musicais.
Caracterização geral
Código
02113124
Créditos
10.0
Professor responsável
Isabel Maria Antunes Pires
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Allen, P. (2007). Artist management for the music business. Focal Press.
- Akester, P. (2019). Código do direito de autor e direitos conexos anotado. Edições Almedina.
- Akester, P. (2013). Direito de autor em Portugal, nos PALOP, na União Europeia e nos tratados internacionais. Leya.
- Baskerville, D., and Baskerville, T. (2017). Music business handbook and career guide. Sherwood/Sage Publications.
- Castro, A. C., Possas, C., Godinho, M. (ed.) (2011). Propriedade intelectual nos países de língua portuguesa: Temas e perspectivas.Editora E-papers.
- Graham, P. (2019). Music, management, marketing, and law: Interviews across the music business value chain. Springer InternationalPublishing.
- Moeran, B., Pedersen, J. (2011). Negotiating values in the creative industries: Fairs, festivals and competitive events. CambridgeUniversity Press.
- Wikström, P. (2009). The music industry. Polity Press.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas incluindo a apresentação e discussão de temas e documentos, bem como estudo de exemplos e casos específicos. As sessões práticas incluirão o planeamento e desenvolvimento de um espectáculo musical.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Avaliação escrita sobre os conhecimentos teóricos adquiridos(25%), Criação, apresentação e discussão do projecto de programa de evento musical(75%)
Conteúdo
a) Panorama da indústria de produção de espectáculos, nacional e internacional;
b) procedimentos de gestão, cargos, funções e seguimento das várias etapas;
c) função social do evento musical na perspectiva da criação artística;
d) produção e gestão de eventos musicais e a sua relação com as áreas criativas (teatro, bailado e outras manifestações artísticas);
e) aplicações de gestão de eventos musicais: introdução ao 'Prism';
f) legislação e regulamentos nacionais e internacionais sobre direitos autorais e de segurança na organização de eventos.