Sistemas de áudio nas indústrias musicais
Objetivos
a) Conceber projectos áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos;
b) analisar técnica e criativamente várias produções musicais realizadas por outros profissionais;
c) ser capaz de perceber o papel específico das tecnologias de registo, síntese, edição e difusão de som no contexto da criação musical;
d) conhecer os termos técnicos da área e aplicá-los correctamente;
e) conhecer os momentos históricos mais relevantes das técnicas de registo e edição de som;
Caracterização geral
Código
02113130
Créditos
10.0
Professor responsável
Rui Pedro Rodrigues Pereira Jorge
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
*CORBETT, I. (2020). Mic It! Microphones, Microphone Techniques, and Their Impact on the Final Mix. Focal Press
*FONSECA, N. (2006). Introdução à Engenharia do Som. Lidel.
*GOTTLIEB, G. (2007). Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio Aesthetics and Technology. Delmar.
*HUGILL, A. (2019). The Digital Musician. Routledge.
*MAZZOLA, G.; PARK, J. & THALMANN, F. (2011). Musical Creativity, Strategies and Tools in Composition and Improvisation. Springer.
*SWINDALY, T. (2019). Music Production: Discover the Past, Present & Future of Music Production, Recording Technology, Techniques, & Songwriting. Fortune Publishing.
*MOORE, Adrian (2016). Sonic Art, An Introduction to Electroacoustic Music Composition. Routledge.
*ROADS, C. (2015). Composing Electronic Music: A New Aesthetic. Oxford University Press.
*RUMSEY, F. (2021). Sound and Recording: Applications and Theory. Focal Press.
Método de ensino
Aulas de exposição de conteúdos e respectiva aplicação prática, acompanhadas de demonstração e de análise de casos concretos. Realização de exercícios práticos por parte dos alunos. Audição comentada e debate sobre temas específicos do programa. Tutoria sobre o projecto de composição.
Método de avaliação
Frequência escrita – 40%
Teste escrito individual sobre os temas de cariz técnico desenvolvidos ao longo das aulas.
Projecto de composição – 60%
Exercício de sonorização de imagem por parte dos alunos. Os alunos deverão compor a banda sonora de um filme de cerca de 3 min. realizado por cada aluno. Durante as aulas serão dadas indicações mais precisas sobre este projecto que terá também acompanhamento tutorial nalgumas aulas da UC. Deverá também ser elaborado um relatório de todo o processo de elaboração do projecto e posteriormente submetido na respectiva secção do InforEstudante.
Conteúdo
I – Captação
1-Microfones e suas características segundo a fonte de alimentação: dinâmicos e de condensador;
2-Características dos microfones segundo a direccionalidade: omnidireccionais, cardióides, bidireccionais e super-cardióides;
3-Selecção de microfones de acordo com objectivos específicos: tamanho de diafragma; posicionamento e espectro.
II – Edição de som
1-Fluxo de sinal: analógico e digital;
2-Elementos fundamentais do estúdio de som: configuração e conexões dos elementos de estúdio;
3-Mesa de mistura: routing; inserts; dinâmica; pistas auxiliares; send/return;
4-Técnica e prática de edição: DAW - ferramenta base do estúdio digital;
5-Mistura: volumes; automatismos; panorâmica; equalização; equalizadores gráficos e equalizadores paramétricos;
6-Manipulação dinâmica: compressão; gate e limitadores;
7-Processamento de efeitos: reverb; delay; phaser; chorus; distorção;
8-Edição destrutiva e não-destrutiva;
9-Protocolo MIDI: origem e propósito; edição e sequenciação MIDI;
10-Sampling e criação musical: pitch-shifting e time-stretching;
III – Composição electroacústica
1-Noções fundamentais de composição com recurso ao DAW; decisões conceptuais; planeamento dos projectos;
2-Finalização de projectos: masterização e especificidade dos formatos;
3-Composição para imagem: enquadramento e metodologias.